A Saúde do Intestino

30/06/2015 12:54:06
Compartilhar

O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, é considerado o nosso “segundo cérebro”, porém muitas pessoas desconhecem a sua importância.

Ultimamente tenho lido muitos artigos sobre o intestino e resolvi informar a respeito, visto que qualquer doença se for diagnosticada precocemente, tem-se grandes chances de cura, caso contrário é “vala” na certa, principalmente em doenças relacionadas ao intestino.
 
A saúde intestinal é de grande importância para a nossa IMUNIDADE,cerca de 80% se concentra na mucosa do intestino, é considerado a MAIOR GLÂNDULA ENDÓCRINA, tanto pela quantidade de hormônios que secreta ou pela importância deles.

É um grande produtor de hormônio do crescimento e do neurotransmissor acetilcolina. Sabe-se que 90% da famosa serotonina (neurotransmissor responsável pela alegria, bem-estar) é também produzida por ele.
 
Existe inúmeras causas para o mau funcionamento intestinal, por exemplo o hipotireoidismo , ingestão de alimentos industrializados e o sedentarismo. Pois bem, aí é onde eu entro como educadora física! Em específico vou falar da minha especialidade: CORRIDA.
 
O corredor aumenta o metabolismo do corpo e a movimentação das fezes, uma vez que o movimento peristáltico é ativado pela própria técnica de movimentação (braços, tronco, abdômen) da corrida, fazendo um estímulo a mais para o bom funcionamento do órgão. Não vamos esquecer de associar a uma alimentação rica em fibras e a ingestão de bastante água que também melhora o fluxo intestinal.
 
Pessoas acima de 50 anos devem fazer a colonoscopia, como uma forma de prevenção de doenças, já que a partir dessa idade ficamos mais sujeitos ao câncer  e pólipos intestinas. Em caso de certos tipos de câncer no intestino na família, esse exame deve ser antecipado.
 
Temos que nos cuidar como um todo, por dentro e por fora, para aproveitarmos a vida com qualidade e termos um envelhecimento saudável é necessário que nosso corpo esteja em equilíbrio físico, nutricional, hormonal, metabólico, emocional, ambiental e espiritual, se cuide!!
 
Boa semana, 
 
Prissi

Compartilhar