A psicoterapia holística e o progresso da consciência

09/07/2015 13:14:16
Compartilhar

A psicoterapia holística nos oferece a oportunidade de descortinar os véus da ilusão que ocultam e nos afastam de nossa verdadeira essência – Eu Superior ou Self. Deixamos de lado as racionalizações sobre os nossos comportamentos, e abrimos campo para compreender as reais motivações que os geraram, dentro das experiências multidimensionais regidas por nossa essência Una. Aprendemos a desbloquear nossos fluxos de energia, redirecionando-os e canalizando-os para situações mais positivas, construtivas e auto-realizadoras. Saímos do papel de vítima para o de co-criadores de nossas realidades pessoais e coletivas.

Cremos na eficácia do trabalho psicoterapêutico dentro da visão holística não apenas devido a excelência de resultados que são alcançados dentro da aplicação profissional de nossos conhecimentos, mas também porque já estivemos neste mesmo local, traçando a mesma trajetória, descobrindo ao longo do caminho que o processo de aquisição de autoconsciência é requisito fundamental para aumentar nossa qualidade de vida, e atrair abundância e prosperidade, das quais todos somos merecedores. Por isso, ela é indicada para todos, sem distinção de idade, crença ou condição moral.

A ampliação e expansão da consciência, advindas do processo de autodescobrir-se através da psicoterapia, ou de qualquer outro método que nos leve ao mesmo objetivo e aquisição, nos leva a um caminho de Luz. Caso contrário, se nos mantivermos ignorantes acerca de nós mesmos, permaneceremos inertes, vivendo na escuridão dos sentidos, orientados por nossas sombras existenciais, que através do externo nos clamam a atenção. Então, automatizados na rota horizontal da “ação e reação”, viveremos ciclos permanentes de repetição de padrões, aprendendo através da dor e não por intermédio do amor, até que despertemos.

A psicoterapia holística, portanto, é um caminho de iluminação consciente, durante o qual não só vamos clareando nossa escuridão interna, como também vamos lapidando nossas potencialidades adormecidas, aprendendo como bem aplicá-las em nossa experiência de vida. Vamos nos tornando mais reflexivos, nos aproximando de quem somos verdadeiramente, e ao mesmo tempo nos tornando mais abertos e livres para nos relacionarmos com os outros e com a própria vida, sem medo de amar ou medo das perdas. Criando mais autoconfiança, vamos eliminando nossas inseguranças e ansiedades, extinguindo o medo do futuro. Encarar a nós mesmo com verdade, sem temer o que vamos encontrar profundamente dentro de nós, só traz ganhos e benefícios. A nós mesmos, aos que estão à nossa volta e à toda coletividade humana. Essa é a tarefa da psicoterapia holística.

Dentro do Universo interdisciplinar da psicoterapia holística, são incorporados vários conhecimentos e processos terapêuticos, que se auto organizam e se complementam entre os saberes da ciência, da espiritualidade, da religião e do misticismo. É uma visão agregadora, livre de preconceitos e exigências, mas nem por isso irresponsável e inconsequente. As ferramentas utilizadas e desenvolvidas são frutos da experimentação e das descobertas advindas das várias escolas das quais sorveram os métodos, muitas vezes aprimorando-os ou reformulando-os de acordo com novas aplicações e seus bons resultados.

Podemos aqui citar os recursos oferecidos pelas Terapias Regressivas e de Vidas Passadas, pela Comunicação Transpessoal, pela Programação Neurolinguística, pela Terapia Sistêmica, pelos tradicionais métodos de psicanálise e abordagens cognitivas, pelas Terapias por hipnose, pelo Relaxamento e Meditação, pela Reprogramação Mental, pelas Terapias com imagens, como também pelas Terapias Espirituais e Energéticas em todas as suas vertentes, sem menosprezar o valor da oração, da devoção e da fé.

Visamos aqui alertar para a importância que a Psicoterapia tem a exercer sobre o largo caminho do autoconhecimento e da autotransformação. Infelizmente, ainda são poucos os profissionais capacitados para o atendimento dentro desta interação entre tantos métodos direcionados para a transformação da consciência. Muitas vezes será preferível buscar um orientador espiritual a um psicoterapeuta que ainda se atenha aos limites do Ego e da personalidade, alheio ainda a uma percepção mais ampla, multidisciplinar e transpessoal da existência.

Somente quem caminhou no trajeto da iluminação da consciência, com maturidade e humildade, desabrochando a flor de lótus de seu coração às irradiações do amor, da compaixão, da generosidade e da solidariedade, está capacitado a nos auxiliar em nosso processo de autodescoberta.

Compartilhar