x
Publicado 05/11/2018 11:08:10

A Odontologia do Esporte

Protetor Bucal Customizado: Ideal para atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques

Vida de atleta é cheia de regras, como manter peso, dieta equilibrada, tempo de sono e treino.

Imagine uma dor de dente em dia de competição? Sim, caso seja um esporte coletivo, o atleta pode ser substituído mas se for esporte individual? Compromete todo o trabalho de meses ou anos.

Partindo desse princípio foi que surgiu uma nova especialidade na odontologia chamada odontologia esportiva.
A falta de um dente pode comprometer a mastigação a ponto de o atleta não triturar bem o alimento e, consequentemente, diminuir a absorção dos nutrientes essenciais na sua dieta.

Desalinhamentos dentários podem deixar alguns dentes em situação de trauma constante, causando dores, fraturas ou trincas.
Protetores bucais podem ser diferenciados de acordo com o esporte, se for de alto ou baixo impacto, protegendo de fraturas inclusive no maxilar.
Atletas que apresentam respiração bucal, problema que diminui a captação de oxigênio, ao usarem aparelhos de correção, aumentam seu rendimento respiratório.

O acompanhamento de um dentista esportivo deve ser feito num período mais constante em caso de atletas profissionais que têm uma agenda cheia de competições e metas físicas de desempenho a bater.

Essa especialidade só veio a acrescentar qualidade no rendimento do atleta e do esporte de uma maneira geral.

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia