A Kundalini e o despertar da consciência

27/06/2019 10:12:07
Compartilhar

Quem busca conscientemente evoluir espiritualmente, chegará a um determinado estágio de sua busca no qual perceberá a necessidade de desbloquear sua energia, pois os bloqueios mentais e emocionais que criamos ao longo de nossa jornada impedirão a subida necessária de nossa energia criativa, no percurso da ascensão dos níveis de consciência, tanto no nível etérico como no nível hárico/emocional, que se alinham ao despertar de cada um de nossos chacras, no ritmo da kundalini.

Como vimos no artigo anterior, cada um de nossos chakras pode absorver energia proveniente do Cosmos, das estrelas, das plantas, de outros seres humanos, etc. Mas as vibrações mais importantes são assimiladas pelos chakras básico e coronário, pois é entre eles que corre o nádis principal centro de energia, o Sushumna.

Sushumna é o canal de energia principal que corre ao logo da coluna vertebral. É considerado o nádis mais importante, pois representa a energia neutra e pura. Através dele a energia espiritual flui constantemente, para cima e para baixo, numa dança fluida e harmoniosa de energias, num casamento amoroso entre espírito e matéria. Sushumna é o canal central, localizado ao longo da coluna vertebral. Para que Sushumna seja ativado é preciso despertar a kundalini.

Kundalini, também chamada de prana shakti, é a energia pura e essencial que está adormecida no chakra da raiz – Muladhara (localizado na base da coluna) – e que quando acordada percorre em sentido ascendente o Sushumna, ativando e controlando o funcionamento dos chakras, e tendo como destino final o chakra da coroa, Sahasrara (localizado no topo da cabeça). Quando a Kundalini percorre Sushumna e chega no chakra Sahasrara atingimos estados profundos de consciência, nos quais podemos perceber outros níveis de realidade além do físico, e conhecer a Verdade daquilo que somos.

Existem dois tipos de kundalini: inferior e superior. A kundalini inferior é a energia cósmica criadora e feminina Shakti, e sua porta de entrada é o chakra básico. Na maioria das pessoas, ela se encontra desativada, localizada na base da coluna vertebral, enroscada como uma serpente, bem no coração da haste do chacra sexual dorsal com o Sushumna. Esta energia flui normalmente de forma moderada através do Sushumna. Entretanto, com o aumento do desenvolvimento consciente (expansão da consciência), através de diversas práticas físicas ou meditativas, Shakti sobe num fluxo crescente, ativando os diversos chakras pelo seu caminho, levando-nos ao máximo desenvolvimento espiritual e consciencial. Podemos ter muitas experiências espirituais e energéticas diferentes e surpreendentes com a subida da kundalini, conforme ela for despertando, ou ativando, os chacras acima do nível humano, ou seja, a partir do quarto chakra.

Existe um outro tipo de energia, a kundalini superior, que pode ser considerada uma outra força – a energia do ser puro – que flui a partir do chakra coronário para baixo através do sushumna e dissolve bloqueios nos demais chakras. Na doutrina hindu, essa energia é denominada Shiva, a divindade masculina que aniquila a ignorância. Assim, Shiva e Shakti são as principais energias que atuam em prol do desenvolvimento espiritual do ser humano.

Além do sushumna existem dois outros canais bastante importantes. O primeiro é o Pingala (masculino), que funciona como um condutor da energia solar, estimulante. Esse canal começa no lado direito do chakra básico e termina na parte superior da narina direita. O Ida (feminino) conduz a energia lunar, tranquilizadora. O Ida começa no lado esquerdo do chakra raiz e termina na parte superior da narina esquerda. Ambos têm a capacidade de captar o prana diretamente da respiração e de expelir as impurezas tóxicas durante a expiração.

Ida e Pingala correm num movimento de espiral ascendente ao longo do canal central, Sushumna, se unem no chakra Ajna, localizado entre as sobrancelhas na região do terceiro olho, entrando através das narinas esquerda e direita. Ida é a narina esquerda e Pingala é a narina direita. Partindo do chakra básico, Ida e Pingala se cruzam 4 vezes ao longo da coluna, na região de encontro ao segundo, terceiro, quarto e quinto chacras.

O despertamento, ou ativação, da kundalini produz um calor muito intenso, que avança pelos veios energéticos em direção a cada chakra principal, e deles aos chacras secundários e menores, de forma sistemática e gradual, até por fim chegar ao coronário, sétimo chakra localizado no topo da cabeça, desenvolvendo os poderes psíquicos latentes no homem, trazendo assim a conexão direta com o Divino, conduzindo a iluminação.

A subida gradativa da Kundalini vai mexer no seu campo emocional e energético. Muitas memórias arquivadas em seu inconsciente e sub-consciente vêm à tona, trazendo consigo fortes cargas emocionais, positivas ou negativas, que precisarão ser observadas, enfrentadas, resignificadas e purificadas, para que continuemos caminhando em direção ao conhecimento integral do ser Divino que somos. Por isso, é tão importante o acompanhamento por um mestre, terapeuta ou professor experiente. Muitas destas cargas não são tão fáceis de serem enfrentadas, mas ninguém consegue evoluir carregando nas costas o peso de um passado repleto de incompreensões, traumas, mágoas e dores. A Mestra espiritual Leslie Temple-Thruston, em seu livro “As 7 chaves da Ascensão,” revela os caminhos e etapas corretas que devem ser realizadas pelo discípulo que busca elevar seu nível de consciência no caminho da iluminação. A Yoga Kundalini também trabalha diretamente na ativação desta energia.

A KUNDALINI é um fantástico e poderoso reservatório de energia divina, que tem por símbolo uma serpente enrolada na base da coluna vertebral. Essa força atômica é transmitida e ativada pela respiração no momento de nosso nascimento, dando vida ao nosso corpo-matéria. Cada um de nós possui um ritmo próprio e momento certo para a subida da kundalini. Essa energia transformadora, quando trabalhada corretamente, auxilia na purificação, vitalidade e fortalecimento de nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. Seu despertar nos leva a atingir um indescritível estado de consciência, de grande sutileza e percepção. É o êxtase de toda a nossa existência.

Compartilhar