29 de Setembro Dia Mundial do Coração

29/09/2017 10:15:06
Compartilhar

A adoção de medidas simples no comportamento da população pode ser a primeira medida para evitar doenças cardiovasculares, podemos levar em consideração que problemas do coração são a primeira causa de óbitos no país (uma morte a cada 40 segundos).

Algumas dicas que podem ser seguidas por todos e assim impediriam novos óbitos.

• Evitar o cigarro, pode causar doenças cardiovasculares – pressão alta, infarto, AVC, entre outras;

• Excesso de peso, estar com sobrepeso ou até obesidade, pode acarretar no aparecimento de diversas enfermidades, como o diabetes, colesterol e a hipertensão, aumentando os riscos em relação a doenças do coração;

• Alimentação saudável, incluir mais frutas e verduras no cardápio e diminuir a ingestão de gorduras, alimentos refinados, industrializados e produtos prontos que contém muito sódio.

• Praticar atividade física, a recomendação é de que a população separe 30 minutos para qualquer atividade física, em torno de 6 dias por semana, fazendo exercícios onde sinta-se ofegante (coração batendo forte) para obter um bom resultado. Combater o sedentarismo é uma forma de ajudar a proteger a saúde, não apenas de doenças do coração, mas de outras patologias, como diabetes, obesidade e o câncer.

• Fazer um checkup anual principalmente de sangue e controlar os fatores de risco como colesterol LDL – que é o colesterol ruim, a glicose que leva a diabetes.

• Essas são as dicas para uma vida mais saudável e com mais qualidade é simples assim.

Compartilhar