12 de outubro – Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

11/10/2016 15:26:08
Compartilhar

Nossa Senhora Aparecida, é a forma como a santa é carinhosamente chamada no Brasil; país do qual é Padroeira. Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado. Ela fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior do estado de São Paulo. A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, também Dia das Crianças. Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil.
A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45.000 romeiros no seu interior.

História da santa: Os fatos registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743 e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram: Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, quando viajava para a Vila Rica, Minas Gerais.

A população organizou uma festa para receber o Conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguir muitos peixes para a comitiva do governador mesmo não sendo tempo de pesca.

Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do porto Iguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente.

Após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo que a caravana virasse.

Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos, e ,emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres.

A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Graças e mais graças começaram a acontecer e a história se espalhava Brasil a fora.

Por várias vezes, à noite, ao rezarem junto à imagem, as pessoas viam que luzes se apagavam e depois acendiam misteriosamente. Então, todo o povo da vizinhança passou a rezar aos pés da imagem. Construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fiéis que pra lá ocorria.

O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no Morro dos Coqueiros. As obras terminaram em julho de 1745. O filho de Filipe Pedroso ajudou a construir essa capela.

No dia 20 de abril de 1888, o imperador Dom Pedro I, juntamente com uma grande comitiva, fizeram uma visita á capela para homenagear a imagem milagrosa da Senhora de Aparecida, como também é conhecida.

A quantidade de pessoas e romeiros, que visitavam a imagem aumentava a cada dia. Por isso, em 1834, deram início as obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica Velha. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 08 de dezembro de 1888.

Em segunda visita à Basílica, feita no dia 06 de novembro de 1888, a Princesa Isabel ofereceu à santa uma bela coroa feita de ouro, enfeitada com rubis e diamantes. Era o cumprimento de uma promessa feita a 20 anos antes, na primeira visita feita à imagem.

Os Missionários Redentoristas, Congregação de origem italiana, chegaram à Aparecida em outubro de 1894. Eram padres religiosos e irmãos que se dedicavam ao trabalho de atender a todos os romeiros que chegavam para rezar e cumprir suas promessas á santa.

A imagem foi solenemente coroada com a coroa que a Princesa Isabel doou em 08 de setembro de 1904.

A imagem passou a ser apresentada então, com um manto azul anil bordado com ouro e pedras preciosas. A celebração foi presidida por Dom José Camargo Barros. Estavam presentes o Núncio Apostólico, vários bispos, Rodrigues Alves presidente da República e grande multidão. Após esse fato, o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.

Compartilhar