“Zeca Ventania” é o novo livro do escritor e jornalista David Massena

14/05/2016 07:02:17
Compartilhar

Escrito em 2011, após a tragédia climática que se abateu sobre as cidades serranas, “ Zeca Ventania” é o quarto livro do autor friburguense David Massena (mineiro de Cataguases), que também é jornalista e roteirista. O lançamento, com sessão de autógrafos, acontecerá no dia 21 de maio, às 16 horas, no mall principal do Friburgo Shopping.

Autor de dois livros memorialistas – “ Nova Friburgo – Da Geração Bendita à Capital da Moda Íntima”, que fala sobre o apogeu cultural da cidade nos anos 60/70 e 80; e “ Até Quarta-Feira”, que conta a evolução do carnaval friburguense em seus quase 200 anos, e ainda o infantojuvenil “Amiga Amélia” ( 2ª. Edição – Drago Editorial) – selecionado para a Bienal Internacional do Livro em 2015, no Rio de Janeiro – Massena aborda em seu novo livro as temáticas do meio ambiente e da sustentabilidade, através da junção de prosa, poesia e teatro.

O resultado, segundo o premiado escritor Álvaro Ottoni, é “ Um Livro – presente que brinca com a gente e nos faz pensar sobre um monte de coisas: sobre a pressa, por exemplo, que na verdade não nos leva a nenhum lugar, só nos atrapalha a saborear a vida.”

De forma didática, Massena passeia pela linguagem teatral, sugerindo letras para canções, com narrativa divertida, que conta a história de um menino, chamado Zeca, criado para vencer e ser o dono do mundo. E ele, empoderado, quer dominar as forças da natureza. Um dia, cansada, a natureza se une para mostrar a Zeca que o verdadeiro “ Dono” do tempo sabe a hora exata de fazer as coisas acontecerem.

Para o autor, o livro é um alerta. “Temos tanta pressa, somos cobrados, a todo instante, por resultados positivos, queremos sempre vencer e não nos damos conta de que tudo tem o seu tempo para acontecer. As novas gerações precisam ser educadas para compreender que somos parte da natureza que tanto menosprezamos. E que ela, a natureza, tem o seu tempo .”

O livro, “ Zeca Ventania”, também celebra os 45 anos da Stam , que recebeu em 2015 o Prêmio de Gestão Ambiental da FIRJAN . O uso racional de recursos hídricos, como a minimização de geração de efluentes e o reúso da água, garantiu à Metalúrgica Bom Jardim (MBJ), empresa do grupo, a categoria Gestão de Águas e Efluentes. Com a implementação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais, a empresa conseguiu ganhos ambientais, econômicos e sociais.

A nova obra de ficção literária do autor, concorreu ao Prêmio Barco a Vapor – 2014, da Edições SM , um dos mais concorridos prêmios voltados à literatura infantojuvenil.

Editado pela Viena Gráfica & Editora, de São Paulo, o livro tem ilustrações da artista plástica Silvia S. Aguilera Ferreira e designer gráfico de Dayvson Cardozo.

Compartilhar