Workshop para professores abre 10ª edição do projeto Amigos da Água

27/02/2019 08:54:54
Compartilhar

A concessionária Águas de Nova Friburgo reuniu 65 professores e diretores do pré ao 9º ano da rede municipal de ensino para um workshop realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), no dia 22 de fevereiro. A oficina marcou o início das atividades da 10ª edição do projeto de educação ambiental “Amigos da Água” e foi ministrada pelas facilitadoras Juliana Poncioni e Taiana Araújo, da HUB Novas Economias (coletivo de consultores). As atividades tiveram o foco em alternativas para questões sustentáveis ligadas à água, com muita dinâmica em grupos e trocas de informações.

“Somos parte água, o planeta também é formado 70% por água. Temos que nos reconectar com a água e entender que os cuidados são emergenciais. Precisamos cuidar da água para que todos se beneficiem”, ressaltou Taiana Araújo.

A professora Andrea Machado de Oliveira, da Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz, elogiou a iniciativa: “É um presente que a Águas de Nova Friburgo deu aos professores. Precisamos entender melhor nosso planeta, como cuidar da água e repassar essas lições aos nossos alunos”.

O superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, destacou o tema do Amigos da Água a ser trabalhado pelas professoras em sala de aula.

“O tema do concurso cultural em 2019, Água para todos, segue a escolha da ONU para comemorar o Dia Mundial da Água e está atrelado ao objetivo 6 do programa de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Nós, da concessionária, estamos cumprindo as metas de universalização do saneamento básico em Nova Friburgo. Aqui, distribuímos água tratada para mais de 95% da população urbana. Mas preservar os mares, rios e lagos é uma responsabilidade também dos cidadãos. Vamos repassar isso para as novas gerações”, concluiu o superintendente.

O projeto Amigos da Água é promovido pela concessionária em parceria com a Secretaria de Educação. Especialmente, nessa 10ª edição do concurso cultural serão premiados 10 alunos com tablets, fones de ouvido e mochilas. No pré-escolar: a melhor colagem; 1º e 2º ano: melhores desenhos; 3º e 4º ano: colagens; 5º ano: melhor texto de até 5 linhas; 6º e 7º; slogans; e, finalmente, 8º e 9º: melhores poesias. Os professores que produzirem os três melhores planos de aula também ganharão tablets. As escolas dos ganhadores receberão impressoras.

Cronograma Amigos da Água 2019

22/3 – até as 16h – Entrega dos trabalhos dos alunos e dos Planos de aula dos professores na Secretaria de Educação

9/4 – às 10h – Encerramento e premiação no Teatro do Nova Friburgo Country Clube

Compartilhar