Witzel consegue escapar de depoimento na Polícia Federal

11/07/2020 09:17:44
Compartilhar

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, suspendeu nesta sexta-feira, 10/7, o depoimento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na investigação que apura suspeitas de irregularidades em gastos no combate ao coronavírus.

Em sua decisão, Noronha ressaltou que um depoimento anterior do governador chegou a ser adiado também por conta de a defesa não ter tido acesso integral às provas do processo, o que foi novamente alegado pelos advogados.

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Em maio, o governador do Rio de Janeiro foi alvo de uma operação da Polícia Federal, autorizada pelo STJ, na qual foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Os mandados incluíram 11 endereços ligados ao governo do estado e à organização social Iabas, que está construindo os hospitais de campanha do estado.

SUPOSTAS FRAUDES:

. na compra emergencial de mil respiradores para pacientes com coronavírus;

. na contratação da organização social Iabas, encarregada de construir e administrar sete hospitais de campanha durante a pandemia.

A operação foi pedida pela PGR e autorizada pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ. Coube ao tribunal analisar o pedido porque governadores têm foro privilegiado no STJ.

Na ocasião, o ministro afirmou que o Ministério Público Federal apontou indícios de participação ativa do governador no conhecimento e comando das contratações, mesmo sem ter assinado diretamente os documentos, já que divulgou todas as medidas em uma rede social.

O ministro Benedito Gonçalves reforçou também à época que as provas coletadas indicam que, no núcleo do Poder Executivo do estado, foi criada essa estrutura para propiciar as contratações sobre as quais pesam fortes indícios de fraudes. Witzel sempre negou irregularidades.

Compartilhar