Voluntários plantaram árvores próximo aos Três Picos domingo

29/07/2019 19:39:24
Compartilhar

A EcoModas reuniu no domingo do dia 28 um grupo de 40 voluntários para a 6ª edição do Projeto Plantadores de Árvores que ajudaram no plantio de 160 novas mudas de árvores típicas da Mata Atlântica e, desta vez, o local escolhido foi uma propriedade particular no bairro Santa Cruz, próximo ao Parque Estadual dos Três Picos – que inclusive apoiou o evento com alguns guardas-parque. 

O local onde as mudas foram plantadas teve como plano de fundo as montanhas dos Três Picos, que é um dos mais belos cartões postais de Nova Friburgo. O Sítio Vie Verte, localizado na área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, cultiva hortaliças, ervas e pancs, buscando os princípios da sustentabilidade e utiliza o sistema de consórcio, ou seja um ambiente onde plantas variadas dividem o mesmo espaço possibilitando uma maior eficiência na utilização de cada área. Toda a produção, vale lembrar, é realizada sem a utilização de produtos químicos ou defensivos, além de receberem tratamentos fitoterápicos.

O Vie Verte está se organizando para se tornar uma agrofloresta, inclusive tem como meta promover o turismo ecológico na região. A propriedade, administrada pelo casal William Martins e Talitha Santos, já contava com os buracos abertos e alguns outros foram construídos na hora utilizando uma furadeira de solo que serviu para demonstrar aos plantadores de árvores a facilidade de tal ferramenta para plantios em maior escala. As mudas plantadas, vale lembrar, serão cuidadas pelos próprios responsáveis do Sítio Viva Verde. 

O referido projeto socioambiental da EcoModas é uma iniciativa que visa reunir o máximo de pessoas de diversas faixas etárias para que estas se envolvam nas questões ambientais. A EcoModas, inclusive, se tornou a primeira confecção no Brasil e no mundo a reutilizar cones de linhas de costura industrial para cultivar árvores que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares. Ao longo da sua existência, inclusive, já contribuiu com a doação/plantio de mais de 20 mil mudas para a cidade de Nova Friburgo – onde está localizada.

Compartilhar