Você já conversou sobre racismo com seu filho?

06/06/2020 19:54:57
Compartilhar

Nos últimos dias, notícias trágicas envolvendo a morte de pessoas negras têm gerado protestos e manifestações no mundo todo. Mas como falar sobre o assunto com os pequenos?

O racismo continua muito presente na sociedade. Embora uma parcela da população esteja cada vez mais atenta ao tema, há ainda um caminho muito longo a ser percorrido para eliminá-lo. E, infelizmente, as famílias precisam lidar com a questão em algum momento. Se você é pai ou mãe, saiba que tem um papel fundamental nisso — seja para evitar que seu filho seja uma vítima ou agressor.

Mas, afinal, de que maneira introduzir um assunto tão delicado com os pequenos? Uma das melhores maneiras é esperar que as crianças façam as perguntas. Normalmente, elas questionam sobre o que está incomodando. Os pais, então, devem se preocupar em responder adequando a linguagem de acordo com a idade. Outro ponto fundamental, é deixar claro para o filho que não há nada de errado com ele e que o erro foi somente da pessoa que o discriminou. Isso porque os pequenos têm tendência em se culpar pelo incidente. Usar histórias, livros, desenhos, recriar o acontecimento na hora da explicação podem facilitar o entendimento por parte deles.

Mas e se a criança não tocar no assunto? Nesse caso, é preciso que os pais estejam atentos em relação a outros sinais de desconforto e angústia. Se ela começa a ter problemas para dormir, fica ansiosa, não quer comer ou se recusa a ir para a escola é porque algo não está bem. Os pais devem perguntar o que está acontecendo e podem até falar sobre o assunto diretamente. Assim, vão proporcionar uma oportunidade para as crianças perguntarem o que precisam saber.

Mas tudo sem forçar, claro! Se perceber que ela não se abre de jeito nenhum, é hora de buscar ajuda com um especialista.

https://revistacrescer.globo.com/

Compartilhar