Veja dez dicas simples para refrescar um ambiente

11/01/2016 11:52:30
Compartilhar

TELHADO VERDE
Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.
Além de uma solução estética os telhados verdes são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem pluvial, minimizando assim problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais. São ainda uma ótima solução termoacústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo se numa solução para a economia de energia.

BRANCO
Já percebeu que roupas brancas são mais frescas do que as pretas? Ou andar num carro branco pode ser mais agradável no verão? Escolher tintas brancas para a casa é ideal para quem quer amenizar o calor: O branco reflete o calor e o preto absorve. Escolher cores claras faz muita diferença.

COBOGÓS OU BRISES
Os tijolos vazados ou as brises (lâminas verticais, móveis ou não, instaladas para quebrar o sol na parte externa do prédio ou em frente à janela) amenizam o calor. As brises podem ser vegetais: maracujás, chuchu, bertalha e buchas vegetais plantadas do lado de fora das janelas amenizam a incidência do sol.

ÁRVORES
Plantar uma árvore, como flamboyant, para sombrear a casa também é uma ótima solução para amenizar o calor. Quanto mais árvores mais amena a temperatura. As áreas mais verdes são sempre as mais frescas da cidade.

JARDIM VERTICAL
Funciona como isolamento térmico e diminui a temperatura no ambiente. Estratégia recomendada pelos arquitetos, o jardim vertical pode ser feito com vasos e até garrafas pet presas a uma treliça na parede. Latinhas e até canos de PVC podem ser usados como recipientes para plantas e suspensos na parede.

GRAMA
Um dos maiores erros é cimentar o quintal. O gramado age como isolante térmico. A vegetação absorve o calor e o libera sob forma de calor latente, que a gente não sente e propicia a evaporação. O cimento não faz isso. Ele libera calor sensível, que sentimos. Quanto mais área verde menor a sensação de calor.

CIRCULAÇÃO DO AR
A construção da casa também pode favorecer a ventilação. Janelas em lados opostos do cômodo, na chamada ventilação cruzada, favorecem a passagem do ar que refresca os ambientes. Uma porta também propicia a ventilação.

FONTES
Fontes dentro de casa ajudam a refrescar o ambiente. Na falta de uma fonte, espalhar bacias com água também ajuda a tornar o ar da casa menos sufocante. Mas é preciso trocar a água todo dia para não virar foco de mosquito.

TELHAS DE BARRO
Em vez de lajes de cimento, mais quentes, ou telhados de amianto, é recomendado as telhas de barro. O barro ajuda a amenizar o calor, enquanto a “chapa esquenta” no cimento e amianto. Outra recomendação é deixar um colchão de ar, espaço entre a laje e as telhas para ventilar. É uma dupla proteção.

Fonte: http://extra.globo.com/

Compartilhar