Veja como fazer estampas tie-dye nas suas camisetas

10/07/2020 18:39:13
Compartilhar

A moda tie-dye sempre volta. Que tal então aprender a tingir suas roupas em casa? Aproveite a quarentena para separar aquelas camisetas que não usa mais e dê uma nova roupagem para seu guarda-roupa.

O tie-dye é o processo de aplicação de corantes e, traduzindo, significa “amarrar e tingir”. A técnica permite criar peças diferentes e únicas, formando desenhos super coloridos. Para começar, você vai precisar apenas de: peça de roupa clara de tecido natural, luvas para evitar danos na pele, elásticos de borracha ou barbante, corantes ou tintas para tecido.

Primeiro passo
Umedeça a camiseta e estique sobre uma base. Não economize em jornais e papéis para evitar sujeira – brincar de tie dye pode causar grandes bagunças. O truque do processo parte do início. A estampa vai se formar a partir de como você vai torcer a camiseta.

Como fazer?
Você pode torcer a camiseta a partir do centro em sentido horário, que formará um pequeno bolinho de tecido. Trance com os elásticos – ou barbantes – e passe para a aplicação da tinta.

Ferva água em vasilhas diferentes e despeje cada corante em um recipiente. Deixe diluir bem. Se optar por tintas de tecido, confira as instruções na embalagem. Em cada parte dividida da camiseta pelos elásticos, aplique os líquidos coloridos de pouco em pouco. O tie-dye vai ser formado a partir da sua escolha e aplicação de cores.

Pronto! Coloque a camiseta em um saco plástico e deixe a tinta agir por pelo menos quatro horas. Retire do saco e enxágue com água fria para retirar o excesso de tinta. Deixe de molho por um tempo e então lave a camiseta.

Deixe a roupa em local seco até que seque por completo. Viu como é fácil? Libere a criatividade!

https://gq.globo.com/

Compartilhar