Veja como economizar nas compras do material escolar

07/01/2016 16:55:38
Compartilhar

Todos os anos os pais enxergam um aumento nos gastos com a lista escolar – e o problema nem está no número de itens. O que ocorre é que eles ficam mais caros a cada ano que passa. Para quem deseja economizar, vale a pena se antecipar e ir às compras cedo. Com algumas dicas é bem possível poupar.

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), indicador de inflação, fechou 2015 em alta de 10,71%.

Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritórios (ABFIAE), os materiais escolares para este ano devem seguir essa tendência. No bolso, o impacto pode ficar em média 10% mais caro do que no ano passado.

Em outras palavras, é preciso encontrar formas de economizar na hora de comprar os itens da lista escolar dos filhos. Nessa hora, criatividade e paciência são as suas melhores aliadas para gastar menos.

Dicas para economizar nos itens da lista escolar

Reutilize
Alguns itens precisam ser repostos, mas muitos estão bem conservados do ano anterior. Vale principalmente para tesouras e pastas, que mesmo cobertas de adesivos podem ser redecoradas com um pouco de criatividade.

Limites
Quanto mais os pequenos crescem, mais insistirão para ter o melhor e mais recente. Normalmente, esses também são os itens mais caros. Por isso, é importante definir limites com seus filhos e mostrar a eles o quanto você consegue comprar com apenas um item de marca famosa.

Pesquise
Faça um orçamento da lista em vários estabelecimentos para obter o melhor negócio. Com todos eles em mãos, é possível negociar em busca do menor preço. É uma dica valiosa principalmente para quem tem mais de um filho.

Durabilidade
Pense no custo-benefício. O investimento que você faz hoje pode ser o dinheiro que poupa amanhã. Isso significa que é melhor gastar um pouco mais em uma mochila de qualidade, que poderá ser usada por anos, do que economizar alguns reais em um item que durará apenas poucos meses.

Compre sozinho
Deixe as crianças em casa. Do contrário, essa aventura pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, com a compra de itens caros e desnecessários. A solução é comprar a maioria das coisas sem os pequenos, deixando para eles apenas a escolha de itens específicos da lista escolar.

Personalize
É natural que as crianças desejem que seus itens se destaquem e reflitam suas personalidades. Para solucionar esse problema, é possível comprar para cada uma delas um pacote de adesivos, deixando que decorem conforme seus gostos.

Compartilhar