Veja 5 formas de desperdiçar dinheiro em casa sem notar

30/09/2016 12:40:31
Compartilhar

Pequenos hábitos – às vezes tão incorporados à nossa rotina que nem nos damos conta – são responsáveis por nos presentear com gastos completamente desnecessários. Em casa, esses pequenos descuidos são ainda mais comuns e, apesar de parecerem insignificantes, os custos extras podem fazer uma diferença considerável no orçamento doméstico.

Para não jogar dinheiro fora, é preciso se policiar para excluir essas atitudes da rotina definitivamente.

Veja algumas situações comuns que acabam nos fazendo desperdiçar dinheiro em casa sem perceber. 

1) Deixar o ar condicionado ligado eternamente
Sabemos que ele é um grande amigo durante o verão. Mas às vezes exageramos e deixamos o ar condicionado ligado em dias não tão quentes ou por horas e horas sem parada – até que o ambiente esteja quase congelante. O aparelho pode ser um grande vilão na sua conta de energia elétrica, por isso, é preciso usá-lo com controle.

2) Jogar comida fora
Calcular mal a quantidade de comida comprada e acabar jogando parte dela fora é um dos maiores erros cometidos na gestão de uma casa. Além de representar um desperdício de alimento, ainda lhe causa um gasto extra totalmente evitável. Como sabemos que os preços dos alimentos não estão nada baixos, o melhor jeito é se prevenir fazendo uma lista e cardápio da semana antes de ir às compras.

3) Pagar por serviços que não usa
Você realmente usa o telefone fixo ou a TV a cabo da sua casa? Se a resposta for “Não. Fico no whatsapp e Netflix a noite toda”, talvez esteja na hora de repensar o seu pacote fechado que reúne internet, tv e telefone. Para economizar, avalie com frequência as suas contas mensais e descubra quais serviços são úteis e quais podem ser cortados.

4) Deixar luzes acesas sem necessidade
Quem nunca chegou em casa 19h, depois de trabalhar o dia inteiro e encontrou as luzes do quarto e da cozinha acesas? Deixar lâmpadas ligadas sem necessidade também é um erro comum que lhe faz desperdiçar dinheiro – o mesmo vale para a televisão ligada para os fantasmas. Antes de sair de casa ou de ir para a cama, certifique-se de que as luzes e outros eletrônicos foram desligados.

5) Comprar produtos sem qualidade
Essa é a típica situação em que o tiro sai pela culatra. Às vezes, na ânsia de economizar, compramos o opção mais barata possível e acabamos levando para casa um produto de qualidade duvidosa, que se parte em dois no segundo dia de uso. É sempre importante pesquisar preços para fazer os melhores negócios, mas o custo-benefício deve ser sempre colocado na balança.

Compartilhar