Vacinação nacional contra a paralisia infantil será em setembro

18/07/2016 10:08:22
Compartilhar

Devido a uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), determinação do Ministério da Saúde e devido às olimpíadas, a Campanha Nacional de Multivacinação será realizada em setembro, entre os dias 19 e 30 deste mês.

A fórmula da vacina vai mudar devido a uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina trivalente tinha o vírus 1, 2 e 3, mas desde o ano 2000 o vírus 2 já está erradicado no mundo. Portanto, a OMS decidiu que a partir de abril a vacina deveria ser bivalente.

A vacinação contra a poliomielite funciona da seguinte maneira: os bebês recebem a primeira dose aos dois meses, com uma injeção. Aos quatro meses, mais uma, e a terceira é aplicada aos seis meses. Depois, com um ano e três meses é que a criança recebe as gotinhas, este é o primeiro reforço. A imunização fica completa aos quatro anos, quando a criança recebe as duas últimas gotinhas.

Vale ressaltar que as três doses já garantem a imunização das crianças. O Ministério da Saúde garante que os bebês que receberam a vacina injetável aos dois, quatro e seis meses já estão 100% protegidos contra a paralisia infantil.

O governo federal decidiu deixar a vacinação para depois das Olimpíadas, entre os dias 19 e 30 de setembro, para que toda a mobilização do serviço de saúde e o grande esforço para atingir a meta de vacinação ganhem total atenção por parte da população.

Na oportunidade, as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 13 anos deverão ser atualizadas, cabendo aos pais buscarem os postos de saúde para fazerem a consulta sobre essa atualização. Espera-se que os pais se encaminhem aos postos como oportunidade para atualização da vacinação contra sarampo, rubéola, caxumba, tétano e difteria, além de HPV para as meninas.

Compartilhar