Vacinação contra sarampo: Friburgo tem novo Dia D neste sábado, de 9h às 16h

14/02/2020 19:08:16
Compartilhar

A campanha estadual de vacinação contra o sarampo terá mais uma etapa em Friburgo. Neste sábado, 15/2, de 9h as 16h, em diversas Unidades Básicas de Saúde, será realizado um novo Dia D de vacinação contra a doença.

Seguindo a orientação do estado, esta campanha tem o objetivo de lembrar ao público-alvo, – crianças acima de 06 meses a pessoas com 59 anos – de atualizarem as cadernetas de vacinação.

Vale frisar que para conseguir se vacinar é preciso a carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e a caderneta de vacinação sejam apresentados. Para emitir o cartão SUS, é necessário um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Veja abaixo os locais de vacinação neste próximo sábado:

. Centro de Saúde Silvio Henrique Braune (Posto do Suspiro)
. Posto de Saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino)
. Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria)
. Unidade Básica de São Geraldo

CASOS CONFIRMADOS E SUSPEITOS
Subiu para cinco a quantidade de casos confirmados de sarampo em Friburgo (período de 01/012020 a 11/02/2020). A informação foi divulgada, esta semana, pela Prefeitura de Friburgo.

Ainda de acordo com o boletim oficial, existem outros 50 casos suspeitos em investigação epidemiológica e/ou laboratorial no município.

Os casos confirmados este ano ocorreram em Olaria, Cascatinha, Conselheiro Paulino, São Geraldo e Centro. A faixa etária: 10 a 19 anos = 1 caso; 20 a 29 anos = 1 caso; 30 a 39 anos = 2 casos; e 40 a 49 anos = 1. Quatro pacientes são do sexo masculino e um feminino.

VACINAÇÃO EM FRIBURGO

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; e no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h; e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, todas as terças e quintas, também de 8h às 16h. No sábado, 15/2, acontecerá o segundo Dia D de vacinação em Friburgo, em vários postos de saúde. A faixa etária de quem deve ser imunizado é de 6 meses a 59 anos.

SOBRE O SARAMPO

O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente em postos de saúde municipais.

Compartilhar