Uso de redes sociais pode alimentar a solidão

08/03/2017 16:40:04
Compartilhar

Pelas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, internautas ficam a um clique de milhões de pessoas em todo o mundo, mas essa facilidade de conexão pode ser ilusória, alertam pesquisadores da Universidade de Pittsburgh. Um estudo realizado com quase 2 mil adultos americanos, com idades entre 19 e 32 anos, revelou que quanto mais tempo as pessoas passam navegando por essas plataformas, maiores as chances de elas experimentarem a sensação de isolamento social.

Essa é uma questão importante a ser estudada porque problemas de saúde mental e isolamento social estão em níveis epidêmicos entre adultos jovens,

Em, 2014, foram aplicados questionários a 1.787 adultos jovens americanos para determinar o tempo e a frequência de uso de redes sociais. Foram selecionadas as 11 plataformas mais populares na época: Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vine e LinkedIn.

Além disso, os pesquisadores realizaram testes para medirem a percepção de isolamento social dos participantes, e controlaram variáveis demográficas e sociais da amostra. Os resultados mostraram que os entrevistados que usavam redes sociais por mais de duas horas por dia tinham duas vezes mais chances de experimentarem o isolamento social em relação a pessoas que faziam uso por menos de meia hora por dia. E os que visitavam essas plataformas mais de 58 vezes por semana tinham quase três vezes mais chances de se sentirem solitários do que aqueles que visitavam menos de 9 vezes por semana.

Não sabemos o que veio antes: o uso de redes sociais ou a percepção de isolamento social. É possível que adultos jovens que se sentiram isolados socialmente se voltaram pas as rede sociais. Ou pode ser que o aumento no uso das redes sociais de alguma forma os levaram ao sentimento de isolamento do mundo real. Também pode ser uma combinação. Mas mesmo se o isolamento social veio primeiro, ele não parece ter sido aliviado pelo investimento de tempo on-line.

MAIS TEMPO ON-LINE, MENOS TEMPO NO MUNDO REAL

Os pesquisadores levantaram algumas possíveis teorias para explicar como o aumento do uso de redes sociais pode alimentar a sensação de solidão. Uma delas é que a conexão por meio dessas plataformas, de alguma forma, acaba substituindo experiências sociais mais autênticas, porque quanto mais tempo gasto on-line, menor o tempo disponível para interações no mundo real.

As redes sociais também possuem algumas características que facilitam o sentimento de exclusão, como mostrar fotos de amigos se divertindo em eventos para os quais a pessoas não foi convidada, ou pela exposição a representações idealizadas da vida de colegas nas redes sociais, o que pode alimentar o sentimento de inveja e a crença distorcida de que as outras pessoas são mais felizes e bem-sucedidas.

As pessoas interagem umas com as outras nas redes sociais de muitas formas diferentes.  Num estudo com grande amostra como esse, não relatamos tendências gerais que podem ou não ser aplicáveis a cada indivíduo. Algumas pessoas usando algumas plataformas de formas específicas possam encontrar conforto e pertencimento. Entretanto, os resultados desse estudo nos lembram que, como um todo, o uso de redes sociais tende a estar associado com o aumento do isolamento social.


http://extra.globo.com

Compartilhar