Use seu FGTS para cuidar do futuro

12/03/2017 20:22:46
Compartilhar

A divulgação do calendário para saques de contas inativas do FGTS trouxe uma satisfação imensa para muita gente. Se para o governo isso é vantajoso porque é uma forma de fazer a economia girar, para o bolso do cidadão é um alívio enorme.

Nesse momento, o passo mais fácil é pensar em várias formas de gastar esse dinheiro de forma prazerosa. Afinal, todo o esforço que é empenhado no trabalho precisa ter um propósito. Não basta apenas ganhar dinheiro, é preciso que esses recursos sejam capazes de nos proporcionar felicidade.

Nesse sentido, vale a pena reforçar também que muitas vezes valorizamos experiências que nos trazem apenas um sentimento passageiro de felicidade. Pode ser um dia de compras, uma festa cara com uma turma de amigos ou uma viagem sem planejamento. Você pode guardar memórias incríveis com essas experiências, mas já parou para pensar que poderia fazer tudo isso sem precisar esgotar seus recursos financeiros?

Antes de ceder ao impulso de gastar o dinheiro que sacar do FGTS, pense em planejar a sua felicidade a longo prazo. Se você investe o dinheiro em um plano de previdência privada, você estará cuidando das bases para construir um futuro tranquilo e feliz.

Se você é uma pessoa disciplinada com os gastos e quer preservar seu dinheiro, pode pensar: “Se o objetivo é não gastar o que está acumulado no FGTS, não vou sacar a quantia.”

O grande problema dessa linha de raciocínio é que ela dá uma falsa sensação de economia. De um modo geral, o FGTS rende 5% ao ano + TR, resultado um pouco abaixo da poupança, que rendeu ligeiramente acima dos 6% no último ano. Trocando em miúdos, o rendimento do FGTS não preserva o seu poder de compra.

Aplicando a quantia em um plano de previdência privada, você tem mais possibilidades de fazer o seu patrimônio crescer de acordo com o seu perfil de investimento. Os recursos são aplicados em fundos de investimento, que podem ser mais arriscados – aplicando parte do patrimônio em renda variável – ou mais conservadores, com investimentos de renda fixa.

Com esses cuidados, você pode construir um patrimônio sólido para sua aposentadoria. Além disso, parte dos recursos do FGTS podem ser usados para a aquisição de um seguro de vida para sua família, tendo em vista que esse tipo de produto é isento de Imposto de Renda e não entra em inventário.

Você pode organizar o seu orçamento para atender os seus desejos de curto prazo – ainda que leve mais tempo – e esse planejamento será a chave para que o seu futuro não fique prejudicado. Essa é uma oportunidade única para que você possa fazer um incremento significativo no patrimônio que vai custear o seu futuro.

O prazer imediato é gostoso, mas passageiro. Com disciplina e dedicação você terá uma recompensa muito mais satisfatória e perene. A atitude que você tem hoje em relação ao seu futuro é a base para uma felicidade duradoura.

http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhar