Use os benefícios da gratidão para mudar sua vida

16/12/2016 10:59:42
Compartilhar

Você é uma pessoa que tem o hábito de agradecer? Ou é daquelas que está sempre reclamando do trabalho, das pessoas, da vida, do mundo, de tudo?

Talvez você não saiba, mas já está comprovado cientificamente que o ato e o sentimento de gratidão podem trazer benefícios significativos para sua vida e para o seu bem-estar físico e mental.

O que é gratidão?

Gratidão é um sentimento, uma atitude de reconhecimento por algo que lhe trouxe benefícios. O ato de agradecer é positivo, pois descarta o que há de negativo e os sentimentos ruins, e foca sua emoção e sua atenção nas coisas boas que a vida já lhe deu. Sentir gratidão é simples, rápido, sem custo e não requer ajuda de outras pessoas.

O sentimento de gratidão é um ato nobre, que poucas pessoas utilizam em seu dia-a-dia. Se você é uma pessoa que não tem o hábito de agradecer, talvez agora você mude de ideia:

Os 7 benefícios da gratidão

Em algum momento você já deve ter se perguntado como aquele amigo consegue ser tão feliz. Mesmo com a vida tão difícil como ela é? E você não consegue fazer o mesmo e acaba se culpando, se sentindo menor.

Uma das primeiras coisas que as pessoas que tem um bom equilíbrio emocional fazem é não sentir pena de si mesmas. Às vezes pode ser difícil colocar isso em prática, mas esse sentimento pode ser trocado pela gratidão, por pior que seja o momento que você está passando.

Você pode manter um diário, com anotações e frases que expressem sua gratidão, ou simplesmente meditar por alguns minutos do seu dia sobre tudo de bom que já lhe foi dado pela vida e pelo universo!

1 – A gratidão abre as portas para novos relacionamentos
Ser grata ajuda a conhecer pessoas. Ser grata ajuda a manter relacionamentos mais profundos. Você costuma fazer novas amizades com frequência? Além de ser sinal de uma boa educação, agradecer as pessoas mostra seu apreço por elas e ajuda você a conquistar novas amizades, segundo um estudo de 2014 publicado na Emotion. Agradecer pessoas que você acabou de conhecer pode levar a um relacionamento mais profundo e duradouro. Então agradecer a garçonete que lhe serviu o café, agradecer a pessoa que segurou a porta do elevador, ou agradecer seu colega de trabalho ou de faculdade pode trazer novas oportunidades para você!

2 – A Gratidão melhora a saúde física
Você costuma sentir dores? Pessoas gratas são mais propensas a cuidar melhor da saúde, a praticar exercícios físicos e a fazer check-up regularmente com seus médicos, o que contribui também para uma maior longevidade.

3 – A gratidão melhora a saúde mental
Como anda sua saúde mental? Que tipo de pensamentos passam pela sua cabeça? A gratidão reduz uma infinidade de pensamentos e sentimentos negativos como inveja, ressentimento, frustração, arrependimento, aumenta a felicidade e reduz a depressão.

4 – A Gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade
Que tipo de atitude você tem quando vê um colega em um mau dia? Passando por um momento difícil na vida?
Pessoas gratas são mais propensas a serem mais amáveis e compreensivas mesmo quando os outros não são tão amáveis assim.
Pessoas gratas tem mais sensibilidade e empatia por outras pessoas, além de apresentarem pouco desejo de buscar vingança.

5 – Pessoas gratas dormem melhor
Você tem dificuldade para pegar no sono? O que você costuma fazer ou pensar antes de dormir? Ter um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo seu dia melhora o sono.
Dedique pelo menos 15 minutos do dia anotando alguns sentimentos de gratidão antes e você poderá dormir melhor e por mais tempo.

6 – A Gratidão melhora a autoestima
O Journal of Applied Sport Psychology fez um estudo em 2014, o qual mostra que a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Outros estudos apontam que pessoas gratas não sentem inveja ou ressentimento por quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor – o que é importante para manter a autoestima. Pessoas gratas são mais capazes de apreciar e reconhecer as realizações de outras pessoas.

“Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito e de modo positivo”, o ensinamento é de Masaharu Taniguchi, líder religioso fundador da Seicho-No-Ie.

7 – A Gratidão aumenta o equilíbrio mental
Vários estudos têm mostrado que ser grata não apenas reduz o estresse como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Um estudo de 2006 publicado no Behavior Research and Therapy descobriu que veteranos de guerra do Vietnam que expressavam sentimentos de gratidão apresentavam taxas menores de Estresse Pós Traumático. Outro estudo apontou que a gratidão foi um dos principais responsáveis pela resiliência de pessoas que passaram pelo atentado de 11 de setembro.

Agradecer tudo o que tem, mesmo nos momentos mais difíceis, promove a resiliência (capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc).

Sinta-se tão grata à existência quanto possível – pelas pequenas coisas, e não somente pelas grandes… simplesmente por estar respirando. Nada temos a reivindicar à existência, pois tudo o que nos foi dado é uma dádiva. Cresça cada vez mais em gratidão e reconhecimento, deixe que isso se torne seu estilo. Seja grata a todos. Uma vez entendido o sentimento da gratidão e permitido que ele se aprofunde, você começará a se sentir grata por tudo. Quanto mais grata você for, menos reclamará. Uma vez desaparecidas as queixas, a infelicidade desaparecerá. A infelicidade é impossível com a gratidão. Esse é um dos segredos mais importantes a serem aprendidos.

Aproveite o final do ano e foque na sua capacidade e na oportunidade de cultivar o sentimento de gratidão. Basta usar uns minutinhos do dia para pensar em tudo o que você tem, mesmo que você julgue que tenha pouco e ainda não tenha conquistado tudo o que almeja. Ao invés de viver a vida reclamando de tudo e de todos, desenvolva uma “atitude de gratidão”.
Essa é uma das maneiras mais simples para melhorar a sua autoestima, a sua saúde física e mental e, consequentemente, a sua satisfação com a vida.

http://bonsfluidos.uol.com.br/

Compartilhar