UFF promove Roda de conversa sobre Disfagia

24/03/2021 10:28:16
Compartilhar

Evento on-line vai debater a dificuldade de deglutir em todos os ciclos da vida

Dificuldade para engolir alimentos, líquidos e até a saliva. Esse e outros assuntos serão debatidos na “Roda de Conversa – Atenção ao paciente disfágico em todos os ciclos da vida”, no próximo dia 30 de março, às 18h30min. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Deglutição e Disfagia (Nedd) do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

O encontro ocorre pelo Google Meet e conta com a participação das professoras Rita Lopes, Vanelli Rossi e Werlany Maia. A mediação é do professor Marcio Moreira, coordenador do Nedd. Os interessados podem fazer inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa–atencao-aos-pacientes-disfagicos-em-todos-os-ciclos-de-vida__1163015. A participação é gratuita. Os responsáveis informam que o link de acesso será enviado aos inscritos com antecedência de 3h do início da Roda de conversa.

A Disfagia
De acordo com o professor Marcio Moreira, a Disfagia é a dificuldade de engolir alimentos, líquidos, secreções e até a saliva, desde a boca até o estômago. “Pode acontecer em qualquer idade e afeta a vida do indivíduo em vários aspectos”

“Pode ser falta de força ou coordenação muscular que são necessárias para que o alimento passe pela via digestiva e não seja direcionado para a via respiratória, o que agravaria o quadro, tendo em vista que o paciente poderia desenvolver uma pneumonia por broncoaspiração”, esclarece o especialista.

Ainda segundo Moreira, há a Disfagia Mecânica, causada por alterações estruturais – como câncer de cabeça e pescoço e inflamações -, e a Neurogênica, provocada por doenças degenerativas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou traumatismo craniano.

“É um problema que afeta toda a vida do indivíduo, desde as condições respiratórias e nutricionais até o aspecto social, porque impõe um limite à alimentação em público. E isso pode se dar em qualquer idade”, alerta.

Conteúdo publicado em www.isnf.uff.br

Paulo Maia / Assessor de Imprensa
Instituto de Saúde de Nova Friburgo – ISNF/UFF
(21) 98987-5647
www.isnf.uff.br

Compartilhar