UFF Friburgo cria desafio para alunos de ensino médio e pré-vestibulares durante a quarentena

22/07/2020 12:21:31
Compartilhar

Paulo Maia / Assessor de Imprensa

Estudantes devem apresentar soluções para questões relacionadas à pandemia de COVID-19. Inscrições começam dia 10 de agosto

O projeto Consciência na Ciência, desenvolvido por professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou um desafio aos estudantes de ensino médio e cursos pré-vestibulares: o desenvolvimento de um projeto sobre a pandemia de COVID-19, entre setembro e outubro deste ano, de maneira inteiramente virtual. O edital com as regras foi divulgado nesta segunda-feira (20/07).

Os interessados devem formar equipes de 3 ou 4 alunos e realizar as inscrições entre os dias 10 e 23 de agosto. A participação é gratuita e não há taxa de inscrição. O objetivo deste desafio – que em 2020 substituiu os tradicionais cursos de férias oferecidos gratuitamente neste período do ano em função do isolamento social – é estimular os jovens a pensarem em soluções para os problemas reais da própria comunidade.

Apresentação virtual
Tudo será desenvolvido em um ambiente virtual, com suporte de tecnologias digitais. Além disso, há supervisão de professores e alunos tutores da equipe organizadora, que podem ser da UFF ou de instituições de ensino parceiras do Consciência na Ciência.

Os trabalhos serão exibidos para a comunidade nas redes sociais do projeto, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os mais bem avaliados por colegas de outras equipes, tutores e pela comunidade terão o mérito reconhecido com Menção Honrosa. Haverá também emissão de certificado com carga horária de 30 horas, contendo o nome dos estudantes e do trabalho apresentado.

Quem pode participar?
O desafio lançado pelos professores da UFF é destinado a alunos matriculados no ensino médio (1ª, 2ª ou 3ª séries) de escolas públicas e privadas ou cursando pré-vestibular. Além disso, é indispensável que o participante resida em algum município localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

A inscrição será por equipes. Os membros da equipe podem ser de escolas e séries diferentes. O número mínimo é de 3 (três) e o máximo, de 4 (quatro) alunos por equipe.

Tema central
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Isto causou grande impacto em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Compartilhar