UFF abre 159 vagas gratuitas em cursos de férias

12/03/2019 16:49:20
Compartilhar

Anatomia humana, Biologia celular do câncer, Introdução à Farmacologia e Patologia forense são alguns dos temas abordados no projeto, que oferece, este ano, turmas em Nova Friburgo e Niterói

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), oferece 159 vagas em cursos de férias gratuitos. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site https://conscienciaciencia.wixsite.com/punf/cursos-2019 até o dia 19 de abril. Este ano, dos oito cursos oferecidos, dois ocorrem em Niterói, no Instituto Biomédico.

A ação é parte do projeto de extensão Consciência na Ciência e destina-se a estudantes que ainda cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio e de pré-vestibulares. As aulas devem ser realizadas entre 15 de julho e 02 de agosto. Em caso de dúvidas, basta enviar e-mail para consciencia.ciencia@gmail.com.

Os cursos

– Anatomia humana
O curso abordará, de forma prática, conceitos básicos de anatomia humana. O aluno conhecerá alguns dos sistemas do corpo, como sistema circulatório, respiratório e digestório. Todos terão a oportunidade de aprender anatomia na prática, pois as atividades incluirão estudos em peças do acervo do anatômico da UFF.

– Biologia celular do câncer
Durante este curso, os alunos terão contato com diversas técnicas de biologia celular e cultivo de células. Será ensinado como as células são cultivadas em laboratório e serão analisadas diversas características celulares importantes para a vida, a proliferação de células de câncer e como algumas drogas usadas para o tratamento modificam a sobrevivência e o crescimento delas. Serão usadas diversas técnicas utilizadas em laboratórios de pesquisas, como microscopia, citometria de fluorescência, espectrometria, dentre outras.

– Como cuidar bem do seu coração?
O coração é um órgão de extrema relevância para sobrevivência e, por isso, cuidar bem dele é fundamental para uma boa qualidade de vida. Neste curso, serão abordadas noções básicas teórico-práticas do funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, através de atividades, como aferição de pressão arterial, registro da frequência cardíaca, interação do colesterol e glicose com os vasos sanguíneos. Além disso, serão feitas abordagens não farmacológicas, especialmente exercício e alimentação, para prevenção de doenças.

– Desvendando o cérebro
O curso pretende desvendar os mistérios do sistema nervoso, através de atividades práticas e interativas. Os alunos aprenderão sobre o cérebro e como ele funciona, de que forma o cérebro percebe o mundo e o nosso corpo, como ouvimos e conseguimos identificar os sons e porque nos emocionamos nas situações do dia a dia.

– Introdução à Farmacologia
O curso de conteúdo teórico-prático abordará conceitos básicos de Farmacologia, de modo a aplicá-los na discussão de princípios da terapêutica e do desenvolvimento de novos medicamentos.

– Nutrição: uma carreira atual e do futuro
O curso trará as áreas de atuação na Nutrição. O objetivo geral é informar ao jovem que busca uma carreira científica e acadêmica as possibilidades e ações envolvendo a ciência da nutrição. Ainda, será abordada a interface com a pesquisa básica, a pesquisa translacional e o retorno das bases sólidas científicas e nutricionais envolvendo o movimento da “Comida de Verdade” e o “Slow food”.

– Os microorganismos no dia a dia
O curso possibilitará ao aluno vivenciar práticas laboratoriais de microbiologia através do preparo de meios de cultura, do cultivo primário de amostras biológicas humanas e de alimentos, das técnicas de controle de populações microbianas, da caracterização morfotintorial de microrganismos da microbiota anfibiôntica, de alimentos e do ambiente.

– Patologia Forense
O curso tem como objetivo introduzir o universo da Patologia Clínica, Análises Clínicas e Forense, ao manipular e analisar amostras de sangue, células, tecidos e fluídos corporais para identificar doenças e/ou anormalidades ou apurar a causa da morte de um indivíduo. Os alunos irão vivenciar técnicas laboratoriais de rotina e analisar, investigar e identificar amostras biológicas, analisar e realizar perícia em cenas de crimes, procedimentos esses realizados pelo analista clínico ou forense.

Compartilhar