Tudo sobre varizes: causas, sintomas e tratamentos

01/08/2016 12:06:44
Compartilhar

Elas são um dos incômodos corporais que mais perturbam o público feminino e, além de causarem desconforto estético, ainda podem gerar problemas de saúde. Sim, estamos falando das temidas varizes. Esse problema pode ter diferentes causas.

Inicialmente, as varizes nada mais são do que veias dilatadas pelas quais há refluxo. O incômodo é mais recorrente no público feminino. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), para cada cinco mulheres que são acometidas, apenas dois homens têm o mesmo problema.

Causas e sintomas das varizes

Mas, afinal, o que ocasiona o surgimento dessas inimigas da beleza? São basicamente duas as principais causas: genética e postural. O fator hereditário, somado ao envelhecimento natural, que enfraquece as válvulas das veias, são alguns dos principais responsáveis pelo quadro.

A questão postural se relaciona com o fato das pessoas passarem muito tempo em pé, sentadas com as pernas cruzadas ou curvadas. Nessas posições, as veias têm que trabalhar em dobro para bombear o sangue até o coração, o que pode desencadear as varizes.

Há ainda outras situações pontuais em que a dilatação das veias pode ocorrer. Uma delas é a gravidez. Especialmente porque, durante a gestação, o crescimento do feto eleva a pressão nas pernas e comprime a veia cava inferior.

A obesidade e o sobrepeso também têm ligação com varizes, pois o peso extra do corpo pode colocar uma pressão adicional nas veias. De forma geral, os principais sintomas das varizes são dor, ardor, sensação de peso nas pernas (que podem se acentuar mais no fim do dia) e coceira na pele sobre a veia varicosa.

Tratamento e cuidados essenciais

Muitas vezes as varizes deixam de ser problema estético e oferecem riscos à saúde. Principalmente quando elas geram trombos – coágulos sanguíneos -, que podem entupir vasos do pulmão e causar um sério problema de saúde, chamado de trombo embolia pulmonar.

Por isso, é importante seguir à risca as orientações médicas relacionadas aos cuidados com as varizes. Entre elas, o uso de meia elástica, o repouso com os pés para cima pelo menos quatro vezes ao dia, durante oito minutos, e o uso de venotônicos em determinados casos.

Também é recomendado evitar longas jornadas em pé e manter uma alimentação adequada.  Atualmente, também há diversos tratamentos disponíveis para contornar o problema. Os mais modernos são feitos com lasers.

O principal recurso é o laser, tanto o interno (endolaser) quanto o externo (laser transdérmico). O endolaser é um laser de fibra óptica, introduzido dentro das varizes fazendo com que elas sejam absorvidas pelo organismo de forma segura e rápida.

Já o transdémico, informa ele, é utilizado para tratar as veias finas (vasinhos) com precisão, segurança e eficácia maior que o tratamento convencional. Vale discutir com um especialista qual é a melhor alternativa no seu caso.

Fonte: doutissima.com.br

Compartilhar