x
Publicado 15/01/2018 11:47:39

Tudo o que você precisa saber sobre cachaça orgânica

Entenda as diferenças entre a bebida orgânica e a convencional.

A cachaça é uma das bebidas mais difundidas na cultura brasileira, sendo consumida por diversas classes sociais e tendo relevância até mesmo na alta gastronomia. Além de ser uma bebida popular, a cachaça também possui um baixo custo de produção, uma vez que é produzida por meio da destilação do caldo da cana-de-açúcar.
A cachaça orgânica dispensa o uso de produtos químicos na fermentação e na destilação, garantindo que o processo de produção seja realizado de forma lenta e natural, acentuando o aroma e intensificando o sabor. Para os amantes do destilado, a cachaça orgânica é uma experiência única.
A produção da cachaça ocorre a partir da destilação do caldo fermentado, ou seja, a cana lavada passa pelas etapas de moagem, decantação, fermentação e, por fim, a destilação. Apenas uma parte do produto destilado é aproveitada para a cachaça propriamente dita, popularmente conhecida como “coração”. A “cabeça” e o “rabo” da cachaça são redirecionados para o uso na produção de etanol e para a fabricação de produtos de limpeza, respectivamente. Ao final, a cachaça orgânica deve ser armazenada por aproximadamente dois anos em tonéis de madeira, para envelhecerem e adquirirem a coloração ideal.

Cachaça orgânica X Cachaça convencional: saiba as diferenças

O diferencial entre a cachaça orgânica e a cachaça convencional (Cachaça 51 e demais cachaças de alambiques industriais) está no modo de produção, uma vez que a bebida orgânica dispensa toda e qualquer interferência química em sua produção. A cana-de-açúcar deve ser produzida organicamente e, em determinadas regiões, o adubo utilizado na plantação de cana também deve ter como origem o gado orgânico.

A cana-de-açúcar deve ser colhida sem a prática de queimadas e, durante a fermentação, o uso do ácido sintético é substituído por suco de limão orgânico. Essas ações fazem com que a organicidade da bebida final seja 100%, produzindo uma cachaça orgânica e sustentável, enquanto suas concorrentes, carregam em suas composições, grandes quantidades de insumos e compostos químicos, extremamente prejudiciais à saúde.

Ao consumir a cachaça orgânica você estará apoiando um sistema de cultivo orgânico no qual a sustentabilidade está sempre em primeiro lugar. Além disso, o consumo orgânico é ideal para quem busca uma alimentação saudável e livre de produtos químicos, onde os alimentos são ricos em nutrientes naturais e não há risco de surgimento de doenças ou complicações em longo prazo.

A cachaça orgânica também é mais saborosa e mais intensa que as demais cachaças, agradando paladares mais refinados e sendo uma excelente escolha para o uso culinário doméstico e em restaurantes.

http://ciclovivo.com.br