Tudo o que você precisa saber sobre cabelos brancos

14/03/2017 17:26:45
Compartilhar

Os cabelos brancos deixaram de ser um problema e se transformaram numa tendência adotada por mulheres de todas as idades. Aqui, ensinamos a cuidar deles.

Antes considerados um incômodo, os cabelos brancos se tornaram uma tendência e são adotados por mulheres de diferentes idades e estilos. Seja com tinturas ou totalizantes, existe uma cultura no mercado de beleza de cobrir estes fios nos primeiros sinais de aparecimento.

Acontece que o surgimento dos brancos é um processo natural de envelhecimento, portanto, uma hora ou outra precisaremos lidar com ele além do tingimento. 

COMO SURGEM OS CABELOS BRANCOS?
O embranquecimento dos cabelos é um processo natural, e  ele começa com a morte das células responsáveis pelo pigmento dos fios, os melanócitos. Assim como tudo no corpo, essas células envelhecem, param de produzir a pigmentação normal do cabelo e os fios passam a nascer brancos progressivamente.

Este processo envolve fatores intrínsecos como a genética (hereditariedade) e fatores extrínsecos como hábitos de vida: o estresse é um possível fator que somado aos demais também pode contribuir e acelerar a chamada Caníce (nome científico para o aparecimento dos fios brancos), segundo estudos científicos mais recentes. Algumas doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico e vitamina B12, também podem levar à despigmentação precoce dos fios.

Isso também explica porque algumas mulheres têm mais cabelos brancos do que outras: o seu aparecimento também depende muito do estilo de vida de cada uma e pessoas que vivem uma rotina mais estressada costumam ver mais fios brancos aparecendo do que o normal. É fácil ver esse processo em homens também: o presidente Barack Obama viralizou no começo do ano com imagens que comparavam o seu mandato no começo e ao fim dos oito anos e os muitos fios brancos mostravam como a posição de alta pressão e estresse envelhece.

Inicialmente, esses fios parecem ter uma qualidade diferente dos demais: são mais grossos e ‘rebeldes’: ficam arrepiados e nascem de maneira desordenada. Com o tempo eles ficam iguais. Com o processo de envelhecimento, assim como a pele que se desidrata, o couro cabeludo também passa pela mesma situação e os cabelos podem ficar mais secos.

COMO CUIDAR DOS FIOS
Como esse processo de envelhecimento causa secura nos fios, mantê-los sempre hidratados é uma recomendação. Para isso, existem inúmeras opções que são naturais e menos nocivas (como o óleo de coco) e que tem um alto poder de hidratação e cuidado com os fios.

O ideal é deixar de lado os shampoos coloridos e apostar nas versões sem sal ou sulfato. Uma opção é utilizar shampoo matizante que apresenta cor roxa, geralmente usado em pessoas que descolorem ou platina os cabelos.

Se for optar pela coloração, escolha produtos que não tem amônia na lista de ingredientes. O composto é altamente nocivo e fragiliza muito os fios, mesmo aqueles que não são brancos. Qualquer que seja a situação dos seus cabelos, o melhor é sempre optar por versões mais naturais de produtos capilares.

http://revistamarieclaire.globo.com

Compartilhar