Truque do pano: proteja seu cachorro do barulho de fogos de artifício

29/12/2016 12:34:06
Compartilhar

Nessa época do ano, os cães demonstram medo escondendo-se, chorando, latindo, batendo com as patas no chão e até mesmo urinando devido ao barulho.

Como a audição dos cães é bem mais sensível que dos humanos, eles sentem medo excessivo desse tipo de barulho por isso é importante dar segurança ao seu amiguinho. Ao longo de todo o dia acostume seu cão com o som, ligue a televisão, rádio ou coloque um CD ou DVD para tocar. Outra dica é manter as janelas e cortinas fechadas no dia da festa para isolar o som dos fogos de artifício e, além disso, fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele, se possível.

Por isso, a técnica de realizar uma amarração de tecido no dorso do animal que tendem a amenizar o estresse do cão, é tão importante.
A técnica desenvolvida consiste em atar um pano ao redor do cão, estimulando a circulação sanguínea e reduzindo as tensões e irritação.

O ato de “amarrar” seu cachorro reverbera no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo. Conforme o corpo sente a pressão das faixas, sua psique e tronco entram em harmonia, fazendo com que o cão sinta-se mais seguro e possa enfrentar momentos que lhe causavam medo e pavor.

Pra realizar a técnica, o tutor vai precisar de uma faixa de tecido com comprimento suficiente pra “abraçar” todo o dorso do animal e que tenha ao menos um palmo de largura, pra que não enrole e possa machucar/incomodar o animal. Existem algumas faixas prontas no mercado de pets e até mesmo coletes que simulam amarração, mas dá pra fazer em casa também, seguindo as dicas de tamanho de largura e testando no animal, lembrando também de não apertar de demais. O ideal é que a amarrção simule um abraço. Apertado, mas não a ponto de machucar o cão.

É importante lembrar também que a técnica é apenas um auxílio pra lidar com o medo do barulho que alguns animais sentem, mas que é importante não deixar o animal sozinho e nem em um local onde ele possa se machucar facilmente, já que a amarração vai funcionar, dependente do nível de fobia que o animal sente.

http://www.neonpetshop.com.br/

Compartilhar