Trilha: Pico da Pedra Catarina Mãe em Nova Friburgo

30/07/2017 19:16:41
Compartilhar

por Yuri Schuab
http://www.sextadimensao.com/

No último sábado, depois de muito tempo querendo, finalmente fiz a trilha até o pico da Pedra Catarina Mãe em Nova Friburgo, interior do Rio de Janeiro. Quem me conhece, sabe que eu gosto muito de natureza e graças aos meus pais, eu comecei também a gostar de fazer trilhas e entrar em contato com ela. Os programas desse tipo são muito relaxantes e ajudam a esfriar um pouco a cabeça das coisas do dia a dia. Então fazer essa trilha foi algo que eu curti bastante.

Pra quem não conhece, a cidade de Nova Friburgo é rodeada por natureza e montanhas, algumas dessas são as três Catarinas, batizadas de Pai, Mãe e Filho. A mais tradicional para visitação é a Mãe, principalmente pela proximidade com o centro da cidade. Depois de subir umas ruas, é possível chegar no Condomínio Sítio da Pedra, onde logo ao lado é a entrada para a trilha. A altitude da montanha é de quase 1.500 metros.

Diz a história que o nome das montanhas foi dado depois que os primeiros colonos suíços chegaram em Nova Friburgo (na época, batizada de Morro Queimado) na embarcação Catherine (daí o nome). Eles chegaram até o cume da montanha para observar o tamanho da cidade antes da colonização.

Muitas partes da trilha são com a mata bem densa e há uma facilidade em se perder, por isso recomendo ir com alguém que já conheça. É recomendado levar uns bons lanches, MUITA água, protetor solar, repelente contra os insetos e um agasalho reserva já que venta muito frio no pico. A subida é bem cansativa e alguns trechos (principalmente conforme se aproxima do pico) são bem íngremes, mas não requerem nenhuma habilidade especial. Também é possível ir de carro, mas acho que perde toda a diversão.

Ao chegar no pico, acho legal ficar algumas horinhas pelo menos. Descansar, apreciar a belíssima vista das montanhas e da cidade, fazer um pique-nique e também é um local onde é possível tirar umas fotos super lindas. Levar um binóculo também pode ser divertido pra olhar mais de perto as coisas lá de cima. Dá pra ir com família, amigos e eu levei até meus cachorros.

Na hora de descer (e dependendo também na de subir), tem que tomar muito cuidado com a trilha de terra, pois é cheia de pedrinhas, buracos de erosão e uma terra bem fina, então pra levar um tombo daqueles e se machucar é bem fácil. Pra outras dicas importantes sobre o passeio, recomendo dar uma olhada aqui.

Compartilhar