Tempo chuvoso e falta de sol podem agravar dores crônicas

18/09/2016 19:43:46
Compartilhar

Há quem diga que pode prever se vai chover quando começa a sentir dores nas articulações. Para tentar entender qual é exatamente a relação entre o clima e as dores crônicas, um grupo de cientistas do Reino Unido tem coletado informações de milhares de voluntários que mantêm um registro diário de suas dores por meio de um aplicativo

Para tentar entender a relação entre o clima e as dores crônicas, os pesquisadores britânicos coletaram informações de milhares de voluntários que mantinham um registro diário de suas dores. O estudo durou 18 meses e apontou que, quando aumentava o número dias ensolarados, a duração de dores severas relatadas diminuía. E aumentava quando o tempo tornava-se mais úmido e com menos horas de sol.

A exposição à luz do sol estimula a produção de substâncias responsáveis pelo bom humor, como a serotonina e a dopamina.
Em dias mais quentes, luminosos e longos, as pessoas têm mais ânimo para sair e interagir. Estimula-se, assim, o convívio social.
Já em dias escuros e com temperatura baixa, as reações mais típicas são de hibernação e isolamento social maior.
Em dias assim, a possibilidade de surgirem mais facilmente momentos de tristeza e solidão aumenta, podendo se converter até no que chamamos de depressão sazonal.

Além das conclusões às quais a pesquisa chegou, especialistas em psicolgia lembram que existe também uma condição à qual as pessoas estão sujeitas em função da mudança de estação: a depressão sazonal.
As características comuns de quem sofre disso são: o aumento de horas de sono, a mudança no apetite e a alteração de humor. Nas mulheres, os sintomas tendem a piorar em função da tensão pré-menstrual.

Esses resultados preliminares, apresentados por pesquisadores da Universidade de Manchester na semana passada, levaram em conta participantes das cidades de Leeds, Norwich e Londres.
Nas três cidades, enquanto o número de dias ensolarados aumentou de fevereiro a abril, a quantidade de tempo de dor severa relatada pelos participantes diminuiu. O tempo de dor aumentou novamente em junho, quando o clima tornou-se mais úmido e com menos horas de sol.

http://g1.globo.com/

Compartilhar