Taças de Vinho: Qual a taça certa para cada tipo de vinho?

13/06/2016 11:56:07
Compartilhar

Foi-se o tempo em que era necessário ter várias taças, uma para cada tipo de vinho. Embora ainda exista uma enorme variedade disponível nas lojas, com apenas dois modelos coringas é possível servir todos os tipos da bebida, inclusive os espumantes, economizando espaço na prateleira.

A enologia e a gastronomia evoluiram muito. A taça flûte, aquela bem estreita conhecida por servir champagne, caiu em desuso pois percebeu-se que não permite avaliar corretamente as propriedades olfativas e degustativas da bebida.

A taça à esquerda,(galeria de fotos 1), pode substitui-la e ainda serve todos os tipos de vinho: tinto, branco, rosê e os de sobremesa. Ela tem um fundo em “V” e vai ficando um pouco mais estreita até as bordas. Seu design cria um vórtice que libera com precisão o sabor e o cheiro.

A outra indicação do sommelier é adquirir um conjunto com base arrendondada, para ter mais de uma opção quando for necessário servir dois vinhos diferentes no mesmo jantar, por exemplo. Este tipo de taça, nascido nos anos 80, atende aos Bordeaux, Brunello e também os brancos mais evoluídos. É comum no mercado, e as hastes variam de 10 a 25 cm. Quando maior a haste, mais sofisticado fica à mesa.

Atente-se ao material
Tão importante quanto o formato é certificar-se do que a taça é feita – o material exerce grande influência no gosto da bebida. As de vidro comum são mais baratas, porém têm qualidade inferior, interferindo no sabor e no visual da taça. A transparência fica prejudicada. As de cristal são as de melhor qualidade.

Como organizar a mesa
As taças de vinho são colocadas sempre próximas à faca, formando um triângulo. As primeiras a serem usadas durante a refeição ficam mais próximos do talher. A taça ou copo de água fica fora do triângulo, como mostra a foto (galeria fotos 2). Se for servir um espumante na taça universal indicada, inverta a posição.

Veja também: Como limpar, secar e guardar taças de vinho 

Fonte: http://casavogue.globo.com/

Compartilhar