Sustentabilidade: 10 maneiras de reduzir seu consumo de plástico

16/10/2020 10:36:07
Compartilhar

Já parou para refletir sobre o que tem feito para diminuir seu consumo de plástico? Anualmente cerca de oito milhões de toneladas do material vão parar nos oceanos e o resultado prejudica animais marinhos e o planeta como um todo.
Veja dicas de como substituir velhor hábitos por outros mais saudáveis.

1. Quando comprar sorvete, peça na casquinha
Pegar o sorvete no copinho, acompanhado de uma colher, só aumenta o consumo de plástico. Caso não goste da casquinha de wafer dê para um amigo ou, se estiver sem pessoas por perto, o desperdicio de comida, apesar de também ser uma praga, é preferível por ser biodegradável.

2. Diga adeus ao chiclete
Sabia que a principal matéria-prima do chiclete é um tipo de plástico? Por ano são fábricados no mundo 1,74 trilhão de gomas de mascar. Troque por pastilhas de hortelã.

3. Troque as batatas chips pelo croissant
Escolha produtos sem embalagem, trocando salgadinhos, chocolates e bolachas por pão de queijo, croissant ou brigadeiro.

4. Sabonete líquido ou sólido?
Sólido, por favor. É que a embalagem, por ser menor, usa menos plástico. Invista em uma saboneteira durável!

5. Purificador de ar natural
Abandone os purificadores de ar feitos de plástico por velas, incensos ou flores recém-colhidas.

6. A volta do palito de fósforo
Apesar de existir impacto no meio ambiente, os palitos de fósforo são melhores que os isqueiros. Descartáveis, quando sem combustível todo o plástico vai parar em algum lugar e acredite, a produção diária vai além dos 6 milhões!

7. Nada de papel de presente!
Sabia que os papéis de presente não são como os papéis normais? Muitos deles usam plástico para dar aquele efeito de brilho e luminosidade. Além disso, estima-se que somente no Reino unido são usados 108 milhões de rolos de papel de presente. Substitua por pedaços de tecido ou jornal.

8. Não fume
Maços são embalados com celofane, geralmente a comercialização é numa bolsinha plástica e, além de tudo, a parte do filtro do cigarro é feita com plástico.

9. Seja digital
Algumas atividades – como fazer listas, ler artigos, mandar cartões e cartas, podem ser feitas virtualmentes. Use o celular, o tablet ou o computador.

10. Peça menos embalagens
Por mais óbvio que pareca, comprar em lojas físicas e ir a restaurantes ao invés de pedir comida são atitudes que diminuem a quantidade de embalagem na hora de transportar.

https://revistaglamour.globo.com/

Compartilhar