Superlua da próxima segunda-feira será a maior do século 21

10/11/2016 20:02:27
Compartilhar

A noite da próxima segunda-feira, da 14 de novembro, será especial. A lua estará cheia, mais perto da Terra e mais brilhante do que já esteve em todo o século 21, fenômeno popularmente chamado de superlua.

Para se ter uma ideia da sua aproximação, a lua fica aproximadamente 50 mil quilômetros mais próxima da Terra quando está no perigeu, em comparação ao seu apogeu – nome do ponto mais distante que pode estar do planeta.

No perigeu a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 360 mil quilômetros, enquanto que no apogeu esta distância aumenta para o máximo de 405 mil quilômetros.

A superlua (ou Lua Cheia no perigeu, em termos científicos) acontece quando a lua está “cheia”, ou seja, totalmente iluminada pelos raios solares, ao mesmo tempo que está próxima do ponto máximo do perigeu – mais ou menos entre as 24 horas que antecedem ou sucedem este fenômeno.

Somando todos estes requisitos, a imagem da lua na Terra fica visualmente maior – aproximadamente 14% maior e até 30% mais brilhante, dependendo das condições atmosféricas do local de observação.

A última vez que a lua esteve tão próxima da Terra foi em 1948. Este ano já houve outra superlua, em 16 de outubro, mas a lua não estava tão perto. Esta coincidência acontece mais uma vez em 2016, em 14 de dezembro, a lua fica cheia com perigeu, mas não estará tão perto quando em novembro. E ela só voltará a ficar tão perto da Terra novamente em 25 de novembro de 2034.

http://extra.globo.com/

Compartilhar