STF: Gilmar Mendes suspende transferência do ex-governador Sérgio Cabral para fora do Rio

31/10/2017 12:36:46
Compartilhar

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas nesta terça-feira, 31, corpus suspendendo a transferência do ex-governador Sérgio Cabral para um presídio federal no Mato Grosso do Sul. O peemedebista está preso desde novembro de 2016 e responde a 16 processos, dos quais já foi condenado a quase 70 anos de prisão.

A transferência foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, do Rio, na semana passada. A defesa do ex-governador do Rio entrou com habeas corpus no STF. O caso foi para as mãos de Gilmar, que já atuou em outro caso ligado a Sérgio Cabral.

Na unidade de Campo Grande estão detidos alguns integrantes do Comando Vermelho no Rio. De acordo com os advogados, Cabral teve participação na transferência desses criminosos: “É dizer: já não só os direitos e garantias processuais do paciente estariam seriamente comprometidos, mas, a partir da malsinada transferência, também a sua integridade física e até a sua vida passariam a correr perigo”.

Eles afirmam que Cabral não tentou obstruir qualquer investigação, que sua permanência no Rio favorece o direito à ampla defesa e que ele tem família no Estado.

Compartilhar