Seu parceiro é o responsável pelo seu ganho de peso, sugere estudo

27/02/2016 19:10:37
Compartilhar

Segundo pesquisa, ambiente compartilhado com parceiro na vida adulta contribui de forma significativa para a obesidade de ambos.

Se você tinha alguma dúvida de que o seu shape dad body surgiu pra valer após o começo da vida a dois ou em família, um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, promete fazer o tira-teima. Segundo a pesquisa, as pizzas e pipocas compartilhadas com sua parceira e filhos no dia a dia são alguns dos principais hábitos responsáveis pelo seu ganho de peso.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou informações de 20 mil membros de famílias escoceses. Genética e ambientes domésticos da infância e fase adulta dos participantes foram comparados com fatores relacionados à saúde e obesidade, como a relação cintura-quadril, pressão arterial, gordura corporal e índice de massa corporal.

A primeira vista, os resultados foram um pouco desanimadores, pois comprovaram que o ambiente compartilhado com o parceiro na vida adulta contribui de forma significativa para a obesidade de ambos, e o que é pior, isso não depende da genética do casal.

As pessoas tendem a ganhar peso depois de eventos marcantes da vida, como o casamento. Há uma grande mudança em seu padrão alimentar, pois eles estão cozinhando para dois agora.

Além disso, as pessoas que praticam esportes ou outras atividades físicas, tendem a parar depois que começam uma vida em família.

Em contrapartida, a pesquisa traz uma boa notícia. Segundo o estudo, qualquer pessoa tem a capacidade de mudar o cenário, mesmo com tendências genéticas para a obesidade. Da mesma forma que um casal pode influenciar um ao outro a comer guloseimas deitados no sofá, também podem se motivar mutuamente a começar uma vida mais saudável e ativa.

Fonte: http://gq.globo.com/

Compartilhar