Sesc oferecerá serviços gratuitos de saúde em Friburgo

12/08/2019 11:35:17
Compartilhar

Nova Friburgo é a próxima parada da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher – veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou). O equipamento terá sua inauguração oficial dia 23 de agosto, às 9h, começando a operar na segunda-feira, dia 26, no Estacionamento do Teatro Municipal, na Praça do Suspiro.

A unidade móvel funcionará no município por 120 dias como um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via sistema de regulação – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolaou. Depois do período, o equipamento partirá para outro município.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes.

O funcionamento será de segunda a sexta (veja tabela de horário), o que lhe dá uma capacidade para realizar cerca de 2.500 Papanicolaou e 2.500 mamografias no período. A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 7 e 15 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

ODONTOSESC – Além da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, o local receberá também a Unidade Móvel OdontoSesc, que operará no mesmo período.

No equipamento, a população tem acesso gratuito a tratamento odontológico de atenção básica (restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio X). A diferença é que para garantir o tratamento o interessado deve retirar uma senha no local, exclusivamente no dia 23, às 9h.

Serão distribuídas 500 senhas, das quais as 320 primeiras são para agendamento imediato, e as outras 180 para a fila de espera, cujos contemplados serão chamados à medida que os pacientes tiverem alta clínica.

Em paralelo ao atendimento prestado pelas duas unidades, também serão realizadas no período, atividades lúdicas de educação em saúde em toda a rede pública escolar.

SERVIÇOS DAS CARRETAS

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

Atenderá pacientes encaminhadas pelo sistema de regulação municipal

Início dos atendimentos: 26/8/2019

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: 12h às 21h

Terças, quartas e quintas-feiras: 8h às 18h30

Sexta-feira: 7h às 10h30

Unidade Móvel OdontoSesc

Atenderá pacientes a partir de 5 anos. Atendimento mediante senha que deve ser retirada dia 23/8 a partir da 9h no local. Unidade Móvel OdontoSesc

Tratamento de Atenção Básica (restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio X)

Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência

Início dos atendimentos: 26/8/2019

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: 12h às 21h

Terças, quartas e quintas-feiras: 8h às 18h30

Sexta-feira: 7h às 10h30

Compartilhar