SESC Friburgo celebra o centenário de Clarice Lispector com peça sábado

05/03/2020 13:01:36
Compartilhar

Sesc Nova Friburgo celebra o centenário de Clarice Lispector com peça sobre a escritora no sábado

O Sesc Nova Friburgo recebe neste sábado (7/3), às 20h, a peça “Clarice Lispector & Eu – O mundo não é chato”. No espetáculo, a atriz Rita Elmôr faz uma reflexão amorosa sobre a vida, misturando experiências pessoais com textos da escritora Clarice Lispector (1920-1977), cujo centenário é celebrado este ano. Assim, acaba fazendo com que a história de uma sirva para outra e que o público nem sempre saiba quem está falando. Esse mistério é parte da graça da montagem, que, como numa conversa entre amigos, convida o público a refletir sobre diversas situações cotidianas com um olhar inteligente e bem-humorado.

Para além da tentativa voluntaria de misturar histórias de vida de ambas as artistas – a intérprete e a interpretada –, a peça traz logo no início um fato curioso que liga a imagem das duas. Na primeira produção profissional da carreira de Rita Elmôr, em 1998, ela interpretava Clarice Lispector. A caracterização era feita pelo maquiador João Roberto Pereira (1944-2014), o famoso Gilles, que maquiou a escritora nos seus últimos anos de vida. O resultado é que Elmôr ficava tão parecida com a personagem que as fotos de divulgação da peça, desde então e até agora, são frequentemente utilizadas como imagens da própria Clarice.

Além de refletir sobre o uso inadvertido da imagem em tempos de explosão de conteúdo, “Clarice Lispector e Eu – O mundo não é chato” propõe, como ponto de partida, uma sensação sobre de que modo possivelmente os seres humanos se perpetuarão na Terra. A dramaturgia contempla também narrativas colhidas da obra de Clarice: 36 recortes aprovados pela família da autora. “A paixão segundo G.H.” e vários contos são facilmente identificados. O espetáculo investe na sensibilidade introspectiva, no comedimento e na força da palavra, sustentando-se naquilo em que Clarice era melhor: a reflexão.

SERVIÇO
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro
Clarice Lispector & Eu – O mundo não é chato
Dia 7/3/2020 – às 20h
Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia entrada e classe artística mediante apresentação do registro profissional), Grátis (associados Sesc)
Classificação indicativa: 12 anos

*Desconto de 50% no valor do ingresso, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível revertido ao programa Mesa Brasil.

Compartilhar