Será que sou uma fraude? Conheça a síndrome do impostor

27/10/2020 10:40:52
Compartilhar

A sensação de não-pertencimento ao local de trabalho é algo comum, mas não deveria acontecer. A Síndrome do Impostor, como é chamada, faz com que os indivíduos se sintam incapacitados e não merecedores de seu próprio sucesso e pode também trazer consequências como a autossabotagem.

Nesses casos, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, que poderá buscar a origem de tal sensação, além de auxiliar e direcionar o indivíduo com estratégias de superação.

Alguns sinais
-Subestima suas próprias habilidades
-Fica se comparando com os outros
-Se sente uma farsa e tem medo que te descubram
-Acha que teve sorte e não capacidade
-Procrastina e paralisa diante de realizações importantes

Se você se identificou com alguns desses sinais é bem possível de que você esteja vivendo com a síndrome do impostor, mas calma, você não tá só! Segundo a Universidade Dominicana da Califórnia, ela atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem sucedidos, principalmente mulheres.

Se você às vezes também se sente uma fraude, lembre-se que isso acontece somente com você; e saiba que as pessoas que são verdadeiras fraudes normalmente não experimentam essa sensação, pelo contrário. Elas tendem a julgar as próprias habilidades como maiores do que realmente são.

É comum a síndrome do impostor aparecer quando a voz crítica interna está muito forte, por isso é importante saber gerenciar essa voz para que ela não te domine e faça você se sabotar o tempo todo. É necessário aprender a ser fortalecer diante dela, mas não é algo que acontece do dia pra noite e faz parte de um processo.

De toda forma, é bom ressaltar o que fazer quando ela aparecer, então aqui vão 3 dicas pra te ajudar a lidar com isso quando você estiver se sentindo assim:

– Permita-se sentir: Não é errado sentir e isso faz parte do seu processo pessoal. Busque entender o que te levou a sentir isso, se questione, reflita, procure se entender melhor.
– Busque apoio: Fale sobre o assunto com alguém em quem você confie e que vai te ouvir e não te julgar.
– Busque razões para acreditar em você: lembre-se do que você já conquistou, dos desafios que já superou, identifique as forças e habilidades que você tem. Reconhecer o que temos de bom é essencial nesse processo.

Os 5 tipos de “impostores”
A psicóloga norte-americana Valerie Young, autora do livro Os pensamentos secretos das mulheres de sucesso e considerada especialista no tema, identificou cinco tipos de “impostores”.

1. Especialista
Só fica satisfeito e tranquilo para dizer que terminou algo se sentir que sabe tudo sobre aquilo. É difícil então concluir algo que começou.

2. Perfeccionista
Neste caso, é comum focar no que poderia ter feito melhor, em vez de comemorar o que fez bem. Geralmente fica insatisfeito com o trabalho que fez. É comum passar por altos níveis de ansiedade, dúvida e preocupação.

3. Gênio natural
Para essa pessoa, é fácil e rápido dominar uma nova habilidade, mas quando isso não acontece, pode se sentir envergonhada. Tem dificuldade para reconhecer que para chegar ao sucesso é preciso desenvolver habilidades ao longo da vida.

4. Solista
Este é o individualista. Prefere trabalhar sozinho e acredita que pedir ajuda revela que é incompetente. E se não pede, também costuma recusar, para provar o quanto vale.

5. Super-herói
Se destaca em todas as áreas porque se esforça muito. A sobrecarga de trabalho pode resultar em esgotamento e afetar a saúde física, o bem-estar mental e relacionamentos.

https://brasil123.com.br/

Compartilhar