Será que meu cão precisa de um adestrador?

09/08/2020 20:09:49
Compartilhar

Às vezes, aparecem comportamentos indesejados, que precisam ser corrigidos por um profissional

Considerados verdadeiros membros da família, os cães de hoje costumam mandar nos donos sem que eles percebam. A inversão de papéis cria uma relação de dependência de ambos os lados, o que não é saudável. Os cães possuem dois tipos de postura em relação aos donos: dominado e dominante.

Nessa segunda é que aparecem os comportamentos indesejados, que precisam ser corrigidos por um profissional. Não basta ensiná-lo a sentar, deitar e dar a pata se ele não obedece quando é realmente importante.

Entre os sinais de que o cachorro precisa ser adestrado estão: rosnar e beliscar (representam o início de agressividade); perseguir o próprio rabo; antissociabilidade (rosnar e atacar pessoas ou outros animais); latidos excessivos (pode significar agressividade, compulsão ou medo); puxar a guia no passeio; proteger objetos; comportamentos destrutivos (comer sapatos, móveis ou a própria caminha); e ignorar comandos.

Cada caso é tratado de uma forma diferente, com exercícios específicos, mas o objetivo é o mesmo: mostrar para o cachorro quem manda e acostumá-lo com o que for necessário. O resultado disso costuma ser uma relação mais saudável, já que o dono aprende qual é a forma correta de corrigir e falar com o cachorro – não adianta gritar, brigar e se estressar.

Vale lembrar que o adestramento não deve ser uma experiência traumática. Agressões e castigos, como prender o cão na maior parte do tempo, não fazem parte do treinamento. Adestrar pode significar estreitar os laços.

https://odia.ig.com.br/

Compartilhar