Secretário Estadual de Saúde afirma que poderá desistir de “alguns hospitais de campanha”

22/05/2020 08:52:10
Compartilhar

O novo secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro, Fernando Ferry, disse, nesta quinta-feira, 21/5, que alguns dos hospitais de campanha que estão atrasados podem não ser entregues. Segundo o chefe da pasta, o atraso para a conclusão das obras e os números positivos da pandemia podem tornar as unidades desnecessárias.

“A gente está vendo que, gradativamente, está diminuindo o número de casos. Isso faz parte da epidemia. Se a gente perceber que isso vai continuar, a gente vai deixar de construir as unidades e o valor será devolvido para o erário”, disse Ferry em entrevista ao RJ2, da TV Globo.

O secretário estadual de Saúde não disse quais hospitais de campanha estariam na lista de não serem concluídos.

ATRASO NAS OBRAS

O calendário de inauguração dos hospitais de campanha foi modificado pela quarta vez nesta quinta-feira, 21/5. Já são 21 dias de atraso para a entrega das unidades que deveriam ajudar a salvar pacientes com a Covid-19. O custo estimado com as unidades é de quase R$ 800 milhões.

O novo cronograma de inaugurações agora vai até o dia 18 de junho, segundo a Organização Social Iabas, contratada pelo governo para gerir as unidades. Todos os hospitais deveriam estar funcionando desde 30 de abril.

Das sete unidades previstas, apenas o Hospital do Maracanã começou a funcionar, mesmo assim de forma parcial. Dos 1,3 mil leitos que eram previstos para o tratamento da Covid-19 no estado, apenas 200 estavam abertos até o começo da manhã desta quinta-feira (21).

CALENDÁRIO DE INAUGURAÇÕES DOS HOSPITAIS DE CAMPANHA

São Gonçalo – 27 de maio
Nova Iguaçu – 29 maio
Duque de Caxias – 1º de junho
Nova Friburgo – 7 de junho
Campos dos Goytacazes – 12 de junho
Casimiro de Abreu – 18 de junho

Compartilhar