Secretaria de Saúde de Witzel confirma início de desmonte do Hospital de Campanha de Friburgo

05/08/2020 09:30:04
Compartilhar

POR G1 / RIO DE JANEIRO

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que vai começar a desmontar nesta quarta-feira, 5/8, os hospitais de campanha de Friburgo (no bairro do Prado), Duque de Caxias e Nova Iguaçu. As unidade jamais foram utilizadas para atender pacientes de covid-19.

Apesar da intenção da secretaria, fornecedores e empresas responsáveis pela montagem dos hospitais afirmam não terem recebido o dinheiro para fazer o processo de desmonte das estruturas.

Além disso, milhares de profissionais contratados para trabalharem nos hospitais de campanha estão sem receber os salários – eles também não conseguem dar baixa nas carteiras de trabalho.

O anúncio do fechamento das unidades foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, na sessão da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio do último dia 27.

Neste último domingo (2), a Justiça determinou que as unidades não fechassem. Apesar disso, o Estado afirmou que vai manter as datas de desmobilização e que a decisão judicial deste fim de semana se refere apenas aos hospitais do Maracanã e de São Gonçalo – únicas unidades que entraram em funcionamento e cujo início do desmonte está marcado para o próximo dia 12.

Dos sete hospitais prometidos pelo RJ e orçados em cerca de R$ 770 milhões, somente dois foram entregues parcialmente — Maracanã e São Gonçalo -, e R$ 256 milhões já foram pagos.

O estado contratou a Organização Social (OS) Iabas para a instalação e gestão das unidades, mas atrasos e problemas de operação levaram a troca de dois secretários de Saúde — um deles, Edmar Santos, foi preso e virou réu – e ao rompimento com a OS.

Compartilhar