Secretaria de Saúde de Nova Friburgo registra 44 acidentes com animais peçonhentos em 2019

27/03/2019 10:07:48
Compartilhar

Todo cuidado é pouco. O perigo pode estar dentro de casa, na espreita: Dados oficiais da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo apontam o registro de 44 casos de acidentes com animais paçonhentos no município, no início de 2019. Quatro registros provocados por serpentes; 30 por aranhas; sete por escorpiões; e três por lagartas urticantes. A informação compreende os meses de janeiro, fevereiro e início de março.

Outra preocupação, ainda de acordo com o governo municipal, é que “a Secretaria de Saúde tem recebido poucas unidades de soros para tratar picadas de animais peçonhentos”, diz informe da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura.

“O Ministério da Saúde enfrenta dificuldade na produção [de soros] e consequentemente, reduziu a distribuição para municípios, via Secretaria Estadual de Saúde. Por conta disso, as cidades não estão tendo capacidade de fazer estoque”, diz trecho da nota.

“Ademais, municípios pólos como Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis são obrigados a compartilhar suas doses com outras cidades. A reposição só é feita após a comprovação da demanda. A Secretaria de Saúde ressalta que a aquisição de soro não é de competência do município… Ainda segundo a Secretaria [de Saúde], por conta desta dificuldade, a população deve redobrar a atenção para evitar acidentes envolvendo animais peçonhentos”, encerra a nota oficial.

Compartilhar