Sebrae oferece qualificação a empreendedores no ramo de cervejas especiais

13/05/2016 09:43:10
Compartilhar

Seminário de Boas Práticas de Fabricação e Curso de Capacitação têm inscrições abertas e atendem a uma demanda do setor que cresce em Nova Friburgo

Os produtores de cervejas especiais em Nova Friburgo remam contra a maré da crise. Desde a criação de programa de incentivo às microcervejarias na cidade, através da Lei Municipal 4409, de agosto de 2015, o setor só cresce. Antes da lei, eram cinco empresas legalizadas e oito cervejarias artesanais. Hoje são sete legalizadas, cinco em fase de legalização, sete em planejamento e dez artesanais. Mais oito marcas de outros locais buscam áreas para produzir no município.

Para atender a uma demanda de quem produz e quem pretende entrar nesse negócio, o Sebrae está com inscrições abertas para duas oportunidades de qualificação.

Na tarde da próxima terça-feira, dia 17 de maio, será promovido um Seminário Técnico de Boas Práticas em Fabricação de Cervejas Especiais. O evento é gratuito e acontece no Escritório Regional do Sebrae em Nova Friburgo, sendo aberto a todos os empreendedores do setor cervejeiro.

Especialista em qualidade e segurança dos alimentos, o consultor Fabrinni Monteiro dos Santos vai detalhar o que as empresas precisam fazer para produzir cervejas dentro de critérios de boas práticas. “Quando a cervejaria pede o registro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), precisa estar de acordo com a legislação sanitária e ciente das boas práticas de manipulação dos produtos. Mas até empresas registradas têm dúvidas, então as informações são importantes para todos no ramo”, explica Márcia Moreira, analista do Sebrae.

Curso de capacitação

Também estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação em Análise Sensorial para Cervejarias, previsto para acontecer em julho na Padaria Escola do Senai de Nova Friburgo, com datas a definir.

O objetivo é qualificar profissionais e empreendedores do setor para entenderem melhor conceitos de harmonização e combinação de sabores, conhecerem mais sobre os tipos de cervejas e suas bases de produção e identificarem defeitos sensoriais das cervejas associados a aspectos tecnólogicos, a fim de assegurar a qualidade da bebida. O curso será ministrado por um consultor do Senai e é voltado a cervejeiros legalizados ou em processo de legalização.

As empresas participantes investem apenas metade do valor do curso: R$ 714,30 à vista. O restante será custeado pelo Sebraetc. A inscrição dá direito à participação de um representante por empresa, seja o empreendedor ou outro profissional.

Serviço

1.Seminário Técnico de Boas Práticas em Fabricação de Cervejas Especiais

Data: 17/05/2016 (terça-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Escritório do Sebrae em Nova Friburgo – Rua Fernando Bizzotto, 72, Centro Inscrições gratuitas e mais informações pelo telefone 2523-0540 ou pelo e-mail marciamoreira@rj.sebrae.com.br

2.Curso de Capacitação em Análise Sensorial para Cervejarias

Datas: A definir, previsto para julho

Horário: 8h às 17h

Local: Padaria Escola do Senai de Nova Friburgo

Inscrições e mais informações pelo telefone 2523-0540 ou pelo e-mail marciamoreira@rj.sebrae.com.br

Investimento: R$ 714,30 para empresas, à vista. Os demais 50% são custeados pelo Sebraetec.

Compartilhar