Sebrae coletará cones de linhas vazios para projeto ambiental da EcoModas

27/11/2017 13:06:08
Compartilhar

Acaba de ser inaugurado o primeiro coletor de cones de linhas vazios em Nova Friburgo. Sendo de plástico oriundo do polipropileno, o cone pode levar alguns séculos para se decompor, caso venha ser descartado de maneira irregular na natureza. Utilizado pelas confecções, estes cones passam a ser inutilizados logo que a linha se finda.

Sabendo das ações ambientais desenvolvidas pela EcoModas, o Sebrae de Nova Friburgo decidiu incentivar o descarte correto dos respectivos cones de linhas oriundos das confecções que compõem o polo industrial de Nova Friburgo. Desde 2010, a EcoModas, que produz moda com responsabilidade, reutiliza tais cones vazios para o desenvolvimento de árvores típicas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e matas ciliares, além de promover a sustentabilidade ambiental entre crianças, jovens e adultos.

O coletor de cones de linhas implantado no Sebrae foi feito com o reaproveitamento de barrica de papelão que seria descartado por uma fábrica de etiquetas têxtil. A mesma recebeu uma peça publicitária em adesivo desenvolvido por Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas, que foi impresso pela HN Comunicação Visual. Dentro deste recipiente, foram colocados três tubos de 88 mm, na altura de um metro cada, onde os cones serão colocados encaixando-se uns sobre os outros de forma organizada. A ideia de Alex é buscar nas indústrias locais algum tipo de tubo que possa substituir os canos plásticos com o objetivo de reduzir custos e promover o reaproveitamento de materiais.

 

Compartilhar