Sebrae ajuda gratuitamente microempreendedores a realizarem Declaração Anual de Rendimentos

23/01/2017 10:28:38
Compartilhar

Visando facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais (MEIs), os analistas do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, localizado em Nova Friburgo, estão ajudando os empresários da região a realizarem a Declaração Anual do Simples Nacional de Rendimentos (DASN-SIMEI) gratuitamente. Para ser atendido o MEI não precisa agendar previamente. Basta ir à sede do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, que fica localizada na Rua Fernando Bizzotto, 72, no Centro, ou ir à Sala do Empreendedor – que fica no prédio da prefeitura – portando o número do CNPJ e o valor total de faturamento anual já somado.

De acordo com a analista Juliana Noronha, os Microempreendedores Individuais (MEI) de todo país devem ficar atentos ao calendário para não perderem o prazo de entrega da DASN-SIMEI referente ao ano de 2016, que se encerra no dia 31 de maio de 2017. “O procedimento é realizado exclusivamente pela internet, mas para facilitar a vida dos MEIs, estamos ajudando a fazer a declaração, sem custo nenhum. É importante ressaltar que o Microempreendedor Individual deve realizar a declaração anual de rendimento o quanto antes, para evitar transtornos de última hora. Pois quem perder o prazo terá que pagar multa de R$ 50 (cinquenta reais), além de estar passível de ser chamado para esclarecimentos pela Receita Federal, ou ainda ser excluído deste regime tributário”, destaca, afirmando que neste período do ano o movimento no Sebrae tende a ser menor e o atendimento mais tranquilo.

O Sebrae/RJ reforça que não há custos para o Microempreendedor Individual para a realização e entrega do DASN-SIMEI dentro do prazo e informa que qualquer comunicação recebida neste sentido deve ser desconsiderada.

O preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual pode ser feito no Portal do Empreendedor, no endereço eletrônico: www.portaldoempreendedor.gov.br. Basta acessar o menu do MEI e ir no ícone “Declaração Anual”.

O objetivo da declaração é estimular os empreendedores a regularizarem a situação de suas empresas, informando à Receita Federal o faturamento e o movimento financeiro do ano anterior.

As empresas que por ventura não apresentarem a DASN-SIMEI dentro do prazo e persistirem na inadimplência poderão ser enquadradas na dívida ativa e receber cobrança judicial.

Mais informações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800-570-0800.

Compartilhar