Saiba os motivos da queda de pelo em animais de estimação

09/12/2016 11:27:11
Compartilhar

Pelagem funciona como reguladora de temperatura do corpo dos pets. Estações do ano podem causar intensidade na troca de pelos.

Em cães, a queda acontece de forma moderada durante todo o ano.  A queda de pelos em animais pode ser resultado de vários fatores. Desde causas naturais, como a troca de pelagem de acordo com as estações do ano, até patológicas, normalmente acompanhadas de vermelhidão na pele. E descobrir a causa dessa queda é o primeiro passo para saber como lidar com o problema.

Em cães, é normal que a queda ocorra de forma moderada durante todo o ano, mas existem dois momentos em que esta troca acontece com mais intensidade. Como a pelagem funciona como reguladora de temperatura do corpo, precisa se adaptar às condições oferecidas em cada estação, aumentando sua troca no verão e no inverno. Outra causa natural, específica em fêmeas, é a queda de pelos recorrente de hormônios sexuais. Após o cio ou o parto, por exemplo, a queda tende a aumentar.

Já no caso dos gatos, as raças de pelos mais longos, a perda é proporcionalmente maior em relação aos de pelo curto e em, em caso da permanência dos pelos soltos, os gatos tendem a se lamber, causando um acúmulo no trato digestório, mais conhecido como ‘bola de pelo’.

Mas é preciso estar atento, pois a queda pode estar diretamente relacionada à saúde do animal. Confira as principais causas patológicas de queda de pelo em animais:

– Estresse agudo: animais que passem por situações de estresse, como mudanças, viagens ou perda do dono.
– Parasitas: piolhos, pulgas e carrapatos podem resultar em doenças como a sarna, frequentemente associadas à coceira;
– Desordens hormonais: hipotireoidismo, por exemplo, doença frequente em algumas raças, causa alterações de pele e pelos.
– Alimentação desbalanceada: alergias alimentares ou de contato também podem ocasionar alterações nos pelos.

Escovação
Para quedas naturais, uma simples escovação diária é o bastante para resolver o problema de renovação de pelos.

http://www.neonpetshop.com.br/

Compartilhar