Saiba como estimular o hábito da leitura nas crianças

28/10/2020 11:21:38
Compartilhar

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada este mês, mostrou que apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler livros, uma redução de 4% em relação a 2015. Mas também teve boa notícia. De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, com dados coletados de outubro de 2019 a janeiro de 2020, a única faixa etária que registrou crescimento no número de leitores foi a de crianças de 5 a 10 anos.

O incentivo à leitura na infância é fundamental. O quanto antes começarmos a fazer esse processo de estímulo, mais chance teremos de formar leitores e leitoras para um país que precisa ter uma população que leia, eque faça isso por perceber que o livro traduz possibilidades de muitas aprendizagens .

Ao nutrir o imaginário da criança por meio dos livros, damos possibilidades de construir ferramentas para que ela seja resolutiva na vida. Tanto nas questões mais práticas quanto no campo emocional. Isso facilita a elaboração psíquica, de conflitos próprios do desenvolvimento infantil.

Ao longo do crescimento, a leitura continua importante para o avanço de inúmeros aspectos, mas também facilita o desenvolvimento de empatia, criatividade e capacidade resolutiva.

Plataforma oferece opções gratuitas

Um problema que afasta boa parte da população brasileira do hábito da leitura é o valor dos livros novos. Familiares que queiram começar a colocar em prática a leitura com as crianças, porém, têm a possibilidade de acessar o programa “Conta pra mim”, oferecido pelo Ministério da Educação (alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim). Na plataforma estão disponíveis materiais com dicas, além de livros infantis e histórias narradas em áudios.

A pesquisa divulgada esta semana também indicou que mais da metade dos brasileiros começou a ler por indicação da escola ou dos professores. Ou seja, a maioria não recebe o incentido em casa. Com muitas instituições de ensino fechadas devido à Covid-19, incentivar novos leitores pode se tornar um desafio ainda maior.

Apesar dos educadores terem uma função importante de mediar o encontro com a literatura, a família também é essencial nesse processo, principalmente no primeiro contato das crianças com os livros.

Como estimular a leitura:

1. Seja exemplo
Como a leitura é um ato cultural, é importante que os adultos desenvolvam esse hábito para que a criança também aprenda a desenvolver. A partir do momento que você está em casa engatinhando, você vê o seu pais lendo um jornal, um livro, uma revista, aquilo automaticamente passa a fazer parte da sua vida.

2. Desligue a televisão
85% dos brasileiros gostam de assistir a televisão durante o tempo livre, enquanto só 28% da população escolhe a leitura, segundo o estudo Retratos da Leitura no Brasil. O problema é que com o eletrodoméstico ligado fica difícil conseguir ler.

3. Crie um momento de leitura
Use momentos em família para atualizar a leitura. Você com seus livros, as crianças com os delas e conversem sobre o tema. Além de ser importante ser um exemplo, é bacana mostrar para a criança o que está lendo. Não que ela deva ler aquele livro, mas é interessante mostrar as opções que existem de leitura.

4. Ofereça diferentes tipos de texto
Também é bom para oferecer diferentes tipos de texto. Apesar de gerar certa insegurança, não há problema em deixar que crianças leiam conteúdo destinado a diferentes faixas etárias. Muitas vezes, pais estranham o interesse dos filhos em enciclopédias ou livros de receitas, mas são tipos de texto que podem gerar muito conhecimento para a criança.

5. Respeite o gosto do leitor
Especialmente entre as crianças mais velhas, os pais podem ter preconceitos com os gostos literários dos filhos, que tendem a se interessar por um único gênero. Estimule a leitura desses títulos, mas tente oferecer também outras opções. Leitura demais não machuca.

6. Incentive contato com os livros
É importante cultivar a relação com livros mesmo antes da alfabetização. Com crianças pequenas, é legal explorar a leitura de imagens ou deixar que o livro seja usado como um objeto para brincadeira.

7. Vá com calma
Não tem necessidade de cobrar que a criança termine um livro por dia. Assim como os adultos, as crianças podem ler aos poucos. Outra preocupação é não forçar para que a criança leia tudo sozinha. É possível alternar a leitura para que seja um processo mais prazeroso, mas tome cuidado para evitar um tom professoral e não ficar bombardeando a criança de perguntas como “entendeu?”. Por vezes, a leitura é apenas um momento de deixar a criatividade rolar solta.

8. Frequente livrarias e bibliotecas
Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região. Em geral, é possível aproveitar a programação relacionada a leitura, como encontros com autores, debates e cotações de histórias. Nas bibliotecas, também é possível começar a compreender obrigações e responsabilidades.

9. Monte um cantinho da leitura
Crie um ambiente confortável que estimule a leitura, no qual a criança tenha acesso aos livros sempre que quiser, com iluminação adequada. Podem ser títulos emprestados em bibliotecas ou um pequeno acervo próprio. O importante é estarem à mão para estimular a leitura.

10. Conheça o autor
Crianças fantasiam muito sobre quem é o autor dos livros. Quando descobrem mais sobre a vida dele, podem se interessar em ler sua obra. Se o pequeno gostou de algum livro, dá para investir em oferecer outros títulos do mesmo escritor. Outra sugestão é procurar blogs e canais de contato com os leitores que muitos autores mantêm. Eles, em geral, respondem mensagens e podem criar ainda mais interesse na leitura.

11. Estude a época retratada
Muitas vezes as crianças não entendem o porquê da leitura. Explorar a época em que o livro foi escrito ou o tempo que ela descreve pode gerar interesse. Quanto mais informações você tiver sobre o livro, mais a criança fica interessada na historia.

12. Alie com outras diversões
Associe a leitura a passeios. Se o livro fala de animais, que tal ir ao zoológico? Se ele fala do Universo, que tal ir ao planetário ou observar as estrelas do quintal? Filmes e peças de teatro também são bons métodos para gerar interesse nos livros em que foram baseados e vice versa. Textos teatrais também são opções bacanas. De leitura mais direta, agradam e podem ensinar muito.

13. Tablet não é só para joguinhos
Criar uma biblioteca virtual (seja no tablet ou no computador) também pode ser outra forma de estimular a leitura. Para algumas crianças, a leitura pode ser até mais rápida por conta das cores e luminosidade.

14. Use a tecnologia a favor dos livros
Muitos sites de editoras (ou e-books mais incrementados) disponibilizam atividades lúdicas sobre os títulos. O que pode ampliar as atividades e o interesse pela leitura. Procure por canais do Youtube sobre literatura.

15. Não deixe se tornar uma obrigação
Se tudo isso for feito, não tem risco. Mas é importante tomar cuidado para não fazer que a leitura seja mais uma incumbência. Ler livros deve ser divertido para as crianças para que se torne um hábito para a vida toda.

Compartilhar