Rodada de negócios do setor metal mecânico deverá movimentar R$ 80 milhões em Friburgo

05/11/2014 18:14:38
Compartilhar

Empresas do setor metal mecânico do Estado poderão participar da rodada de negócios, do Compra Rio, realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. O evento será realizado nesta sexta-feira, 7, a partir das 9h, no prédio do Espaço da Moda, na antiga Rendas Arp.

A estimativa da subsecretaria de Comércio e Serviços é de que a rodada movimente R$ 80 milhões. O evento, que terá como âncoras as empresas Concremat, GE Oil & Gas, Technip e Porto Sudeste.

Durante a rodada de negócios, pequenas e médias empresas com potencial para fornecedoras são colocadas em contato direto com o departamento de compras de grandes corporações com interesses afins ou complementares. Entre as demandas das empresas, estão serviços metal mecânicos, instalação predial, caldeiragem, alimentação, agência de viagem, entre outros.

“Nova Friburgo é responsável por 40% da produção brasileira de fechaduras, é um número muito expressivo que se reflete na importância da atividade para o PIB do Município, chegando a 45% do PIB industrial. A maioria das indústrias recém instaladas no estado ainda não conhece de que somos capazes nesse setor. É um bom momento para que os negócios ocorram e as âncoras passem a conhecer o que se produz em nosso estado”, explica a subsecretária Dulce Ângela Procópio.

Na Região Serrana são 6,1 mil empregos, a maioria concentrada em Friburgo, com 3,6 mil postos de trabalho. A região concentra ainda 231 estabelecimentos do setor, frente 2,8 mil do Estado.

Nova Friburgo tem destaque no cenário nacional com a indústria metal mecânica voltada para a fabricação de maçanetas, fechaduras e dobradiças, além de pequenos guindastes para indústria pesada. Das 11 empresas do setor instaladas no país, quatro estão instaladas em Friburgo, incluindo a maior fabricante nacional de fechaduras (Stam).

Compartilhar