RJ: Calendário de vacinação contra covid-19 priorizará áreas de segurança, saúde e educação

30/03/2021 19:27:52
Compartilhar

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro divulgou, nesta terça-feira, dia 30/3, o lançamento de um novo Calendário Único de Vacinação contra Covid-19 para todo o estado. Entre as principais novidades está a inclusão de três categorias às prioridades para vacinação: os profissionais da saúde ainda não imunizados, agentes da segurança pública e trabalhadores da educação. Eles se somam aos idosos já a partir da segunda quinzena de abril.

Segundo Cláudio Castro, o calendário não será obrigatoriamente seguido por todos os municípios, mas servirá como uma espécie de baliza para que todos possam se orientar e caminhar juntos.

“Esse é um dia que nós estávamos esperando para anunciar. Foi um pleito dos prefeitos. Eles pediram para que o estado tivesse um calendário unificado. Notaram essa importância, até porque, como cada município tem sua complexidade, seus equipamentos, uns são mais estruturados e outros menos, então percebemos uma grande migração de uns para os outros em busca de vacinas”, explicou o governador, que continuou: “Solicitaram que o governo estadual fizesse este decreto criando um calendário único. Estamos criando hoje, e a intenção dele não é a de criar obrigação, mas de ser um balizadorpara que isso possa ser dialogado com os municípios”.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE VACINADOS ATÉ 10 DE ABRIL

O governador anunciou que os 324 mil profissionais de saúde do estado que ainda não se vacinaram por não terem sido enquadrados nas prioridades, agora serão contemplados. O objetivo, explicou, é que essa mão especializada possa somar, tanto à campanha de vacinação, que deve encarar uma demanda cada vez maior com o avançar das idades, quanto na possibilidade de abertura de novos leitos. O governo estadual garante que até o dia 10 de abril todos esses trabalhadores já estarão imunizados.

AGENTES DE SEGURANÇA: IMUNICAÇÃO A PARTIR DE 12/4

Em seguida, o governador falou sobre a inclusão dos agentes de segurança ao calendário. De acordo com Castro, a iniciativa, que também é uma sugestão que partiu do governo federal, visa evitar que estes profissionais sirvam como “vetores” na propagação do vírus. A vacinação desses profissionais começa já no dia 12 de abril, e deve ser realizada em batalhões da Polícia Militar por todo o estado.
Os agentes de segurança que poderão se vacinar a partir do dia 12 de abril são: Policiais militares

Policiais Civis
Policiais Federais
Agentes da Polícia Rodoviária Federal
Corpo de Bombeiros
Defesa Civil dos municípios
Agentes do Degase
Guardas Municipais
Oficiais de Justiça

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SEM CALENDÁRIO

Sobre o terceiro grupo a entrar no cronograma, os profissionais da educação, Cláudio Castro afirmou que a ideia é dar tranquilidade para pais, alunos e trabalhadores, para que as escolas possam voltar a funcionar o quanto antes.

Apesar disso, ainda não há um calendário definido para a vacinação dos profissionais da educação. Isso porque, segundo o governo estadual, a elaboração deste cronograma ainda depende de um acordo entre os municípios. Os novos grupos acrescidos ao calendário não influenciam na vacinação dos idosos, que, ainda de acordo com o decreto, segue com a previsão de avançar até o dia 14 de abril com a imunização de pessoas de até 65 anos.

Compartilhar