Ressaca de Carnaval: gastei demais no feriado, e agora?

03/03/2017 14:26:29
Compartilhar

Enquanto comemoramos como se não houvesse amanhã, mal nos ligamos de que a ressaca de Carnaval pode aparecer na Quarta-feira de Cinzas.. O mesmo vale para a vida financeira: se você se planejou corretamente, pode voltar à rotina sem medo! Agora, se você gastou até o que não devia durante o feriado, pode se preparar para a dor de cabeça – e não terá chá de boldo que lhe salve! 

Contabilize os gastos
O primeiro passo é ver o tamanho do estrago. Respire fundo e liste quais foram todos os gastos que você teve durante o feriado – desde a viagem até aquela cerveja que você comprou no bloquinho. É muito importante que você tenha noção de seus gastos, pois só assim poderá organizar suas finanças.

Prepare-se para a fatura do cartão de crédito
Dependendo do uso que você fez dele durante o Carnaval, o momento de conferir a fatura fechada pode ser assustador. Por isso, se você perceber que não conseguirá bancar o valor final, esqueça o pagamento mínimo: os juros do crédito rotativo bateram um novo recorde com 486,8% ao ano em janeiro – a maior taxa da série histórica iniciada em março de 2011.

Neste caso, a melhor alternativa é adquirir um empréstimo com taxas de juros mais baixas, como crédito consignado e empréstimo pessoal, trocando uma dívida cara por outra mais barata. Além disso, esqueça que você tem cartão de crédito por um tempo e priorize pagamentos a vista.

Se endividou?
Calma! Você conseguirá quitar seus débitos ao longo do ano – desde que se organize para isso. Liste suas dívidas e organize-se para que as parcelas da dívida não ultrapassem 30% de sua renda líquida. Também é válido renegociá-las junto aos credores. Para entender como quitar suas dívidas de vez, assista ao vídeo que colocamos ao final desta matéria.

Faça cortes e controle os gastos futuros
Assim como acontece em uma ressaca de bebedeira, aqui você também precisará pegar leve com seu bolso por um bom tempo. Para lidar com tantas despesas, é válido fazer um detox nas finanças, analisando o orçamento para ver onde é possível fazer cortes.

Planeje-se para o próximo Carnaval
Agora que você conhece as consequências de se jogar na farra sem planejamento, prometa para si mesma que fará tudo certo no ano que vem. Quer viajar? Pesquise preços de passagens e hospedagem com antecedência e junte dinheiro para pagar a vista – assim, você evita dívidas e ainda pode pedir desconto.

http://financasfemininas.uol.com.br

Compartilhar