x
Publicado 20/02/2019 13:28:11

Região: Araçari do Bico Branco é flagrado em Cordeiro

Araçari do Bico Branco. Foto: Gabriel Corrêa

Serra News

Essa foto foi tirada no município de Cordeiro - RJ, no bairro IPERJ, uma área residencial e bem arborizada pelo Gabriel Corrêa. Essas aves buscam palmeiras, frutíferas e até pés de café dos quintais para se alimentarem.

O modelo da foto é um araçari de bico branco, também chamado de tucano de cinta em algumas regiões do Brasil. É uma ave de fácil identificação, tanto pela cor de seu bico e sua faixa vermelha no abdome, quanto pelo seu tamanho. Costuma andar em bandos, que são avistados principalmente no período da manhã e final da tarde, escondendo-se nos períodos mais quentes do dia.

A alimentação do araçari tem um amplo espectro, indo de frutos com polpa e coquinhos de palmeiras a ovos e filhotes de aves, o que o torna um predador. Algumas aves como o bem-te-vi, suiriri e o sabiá o atacam quando estão por perto de seus ninhos.

Outra dica para conseguir boas fotografias das aves é se dedicar ao plantio de árvores que lhe sirvam de alimento. Quando se alimentam, permitem uma excelente aproximação, o que é ideal para realização dos registros. Para colher ótimos clicks da nossa avifauna, vale a pena investir no plantio e preservação das nossas árvores nativas.

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Espécie: Pteroglossus aracari (Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês
Black-necked Aracari
Estado de Conservação: pouco preocupante

Instagram: @gcbalbomonnerat